Brasil, 500 anos de histórias, muitas delas desconhecidas por nós, filhos dessa mãe gentil. Milhares de personagens, de conflitos, de aventuras que nos conduziram ao que somos hoje, esperando para serem descobertas, para serem libertadas do limbo do esquecimento, para nos emocionar e nos conscientizar da nossa gigantesca herança histórica.
Para testar nosso conhecimento sobre a história do Brasil e também para reavivar em nossas mentes a epopeia do povo brasileiro, o blog terá toda semana uma postagem em forma de perguntas sobre assuntos relacionados ao nosso país. Para acompanhar essa série, curta nossa página no Facebook.
1 - Na fotografia acima, o homem que está sentado à direita, é considerado por grande parte dos nossos historiadores como o maior governante que o Brasil já teve. Filho de um português com uma austríaca, ele governou nosso país por 58 anos, até ser derrubado por um golpe de estado. Culto, amante das artes, ele era um poliglota notável, falava mais de 10 idiomas e se correspondia com os maiores intelectuais da época. Profundo amante do Brasil, ele se preocupava sinceramente com as causas do povo brasileiro. Viajou pelo mundo, sem nunca onerar os cofres públicos, custeando suas viagens sempre à base de empréstimos pessoais. Exilado em Paris, proibido de pisar no solo que tanto amava, ele morreu em 1891, na capital francesa. Quem é esse homem?
2 – Preguinho, o rapaz da foto acima, ídolo do Fluminense, marcou o primeiro gol da seleção brasileira em Copas do Mundo. Mas, não obstante a fama desse jogador, por hora é a história do pai dele que nos interessa. O pai de Preguinho nasceu no Maranhão e é um dos maiores escritores da nossa literatura, embora seja quase desconhecido entre nós, brasileiros. Dono de um vocabulário riquíssimo, o pai de Preguinho escreveu mais de cem obras, entre romances, livros de contos, livros de poesia, peças de teatro. Em 1932, ele chegou a disputar o Prêmio Nobel de Literatura. Nosso escritor também era um exímio capoeirista e além de Preguinho, ele teve outros 13 filhos. Quem é o pai de Preguinho?
3 – A brasileira retratada acima, trabalhou no consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, durante um dos períodos mais sombrios da humanidade, quando os nazistas espalhavam o terror por toda a Europa. Lá, bem no coração do Terceiro Reich, ela salvou milhares de judeus da prisão e da morte, concedendo-lhes vistos de entrada para o Brasil, mesmo contra as diretrizes do ditador Getúlio Vargas. Ela tem seu nome inscrito entre os "Justos da Nações" e ganhou o belo título de "Anjo de Hamburgo". Nossa heroína viveu até aos 102 anos. A propósito: o retrato na estante é do marido dessa mulher, um famoso escritor da nossa literatura, autor de Grande Sertões: Veredas, obra-prima da Língua Portuguesa. Quem é o Anjo de Hamburgo?
4 – O quadro acima, do pintor Vítor Meireles, retrata a Batalha de Riachuelo, ocorrida durante a Guerra do Paraguai. Nessa batalha, a bordo da corveta Parnaíba, estava um valente marinheiro do Brasil. Ele era negro, de cabelos encaracolados e de olhos pretos como uma noite sem luar. Quando a embarcação brasileira foi abordada por três navios paraguaios, ele travou uma luta de corpo a corpo contra quatro inimigos que queriam baixar a nossa bandeira. Os ferimentos que ele sofreu durante esse combate, lhe causaram a morte. Ele faleceu no dia 11 de junho de 1865. Qual o nome desse nosso herói de guerra?
Orlando Villas Bôas junto a dois índios Kalapalo com a suposta ossada de um famoso explorador inglês, 1952 |
6 – Ao longo da nossa história, milhares de exploradores estrangeiros vieram para o Brasil em busca de aventuras, fama e fortuna. Alguns desses aventureiros nunca voltaram para casa. Vejam o caso do explorador inglês Percy Fawcett, que veio para cá obstinado em descobrir uma civilização perdida na Serra do Roncador, no Mato Grosso. Em 1925, ele, o filho mais velho e um amigo, se embrenharam no então incivilizado sertão brasileiro em busca de uma cidade misteriosa por ele batizada de "Z". Os três nunca mais foram vistos. A pergunta, em conexão com a desventurada expedição inglesa é: qual o nome da expedição brasileira, liderada pelos irmãos Villas- Bôas, criada para conhecer e desbravar áreas não mapeadas do centro-oeste brasileiro?
Para saber as respostas das seis perguntas, acesse esta página: [ link ]
0 comments:
Post a Comment