Não há época mais envolta em mistérios do que a pré-história. A razão é bem simples: tudo nesse período ocorreu antes da invenção da escrita e nossos antepassados não foram muito competentes em nos deixar pistas sobre como eles viveram durantes aqueles tempos imemoriais. Felizmente, graças à persistência dos arqueólogos e aos avanços da ciência, hoje nós podemos olhar com mais clareza através das névoas do tempo e temos uma visão mais ampla sobre a vida dos povos pré-históricos; para nossa surpresa, eles tinham muitas semelhanças com o nosso jeito de viver.
Nota: Nesta lista, "povos pré-históricos" refere-se a todas as pessoas que viveram antes da invenção da escrita formal.
1 – Cirurgia cerebral
Cirurgia cerebral é uma especialidade médica recente. Por causa de nosso conhecimento avançando em psicologia e neurociência, a ideia de que um transtorno mental, trauma ou doença neurológica possa ser tratada por alguns ajustes em nosso cérebro é tida como normal e corriqueira. Obviamente, trata-se sempre de uma intervenção arriscada, uma vez que o cérebro é um órgão extremamente complexo e delicado. Essa delicadeza e complexidade do cérebro sugerem que a cirurgia cerebral só possa ter êxito através do conhecimento e da tecnologia modernas.
No entanto, a cirurgia cerebral pode ser mais antiga do que muitas pessoas pensam. Há evidências de que nossos ancestrais pré-históricos realizavam cirurgias no cérebro para curar dores de cabeça e convulsões e a maioria das descobertas sugere que eles foram bem sucedidos nesse procedimento.
O Dr. Giorgo Sperati, um historiador médico que estudou centenas de craniotomias feitas ao longo da história, observou que metade dos pacientes pré-históricos que se submeteram a essa cirurgia primitiva sobreviveram e viveram anos após a cirurgia, essa afirmação é baseada pelo crescimento do tecido ósseo ao redor da área dos crânios que foram operados. Os arqueólogos afirmam que estas cirurgias foram realizadas tão cedo quanto o ano 8000 antes de Cristo. Para colocar isso em perspectiva, a última Idade do Gelo chegava ao fim por essa época.
2 – Brinquedos sexuais
Brinquedos sexuais são um tema que muitos preferem não falar, apesar disso, só no Estados Unidos, eles movimentam 15 bilhões de dólares por ano. Esses cifrões deixam bem claro que a indústria dos brinquedos sexuais atingiu profundamente seu público alvo.
Embora seja óbvio que o sexo tenha sido nosso companheiro desde os primórdios do homem, pode ser uma surpresa descobrir que os brinquedos sexuais também já eram usados durante o Paleolítico. Uma peça polida e alongada de siltito [ imagem acima ] encontrada em uma caverna na Alemanha, sugere que as mulheres do início da nossa aventura por este planeta, gostavam da ideia de dar prazer a si mesmas com certos brinquedinhos. A peça mede 20 centímetros de comprimento e 3 centímetros de diâmetro. De acordo com os cientistas, além dos fins sexuais, o objeto fálico pode ter sido utilizado para usos secundários, como para acender o fogo, com o perdão do trocadilho infame.
3 – Drogas
Se você imaginou nossos ancestrais da Idade do Gelo levando uma vida pura e limpa, livre das drogas que tanto devastam os nossos dias, você pode ser surpreendido. Como muitas pessoas hoje em dia, as pessoas pré-históricas também gostavam de drogas recreativas. Em uma escavação arqueológica na ilha caribenha de Carriacou, foram descobertas tigelas de cerâmica e tubos que eram usados para inalar vapores e pós alucinógenos. A coisa surpreendente é que o processo pelo qual nossos distantes antepassados se drogavam é muito semelhante à forma usada pelos usuários modernos. Os arqueólogos acreditam que os povos pré-históricos, semelhante a algumas culturas atuais, usavam as drogas com o objetivo de alcançar um estado de transe para fins espirituais.
4 - Cães de estimação
Cerca de 37 por cento dos lares americanos, aproximadamente 43 milhões de pessoas, possui um cão. Na Europa, a proporção é de uma em cada 4 famílias. São números que bastam para afirmar que os cães como animais de estimação, são muito importantes para os seres humanos modernos. Talvez seja porque em nosso mundo atual cheio de coisas tristes e alienantes, um companheiro canino pode dar-nos uma conexão com a alegria e com a realidade. Os cães são tão amados por seus donos, que o proprietário médio de um cão gasta cerca de mil dólares por ano, para garantir todos os cuidados que seus animais merecem.
Antes, se pensava que os cães eram vistos mais como animais de trabalho na nossa pré-história, entretanto, a ciência provou o contrário. Há boas evidências arqueológicas sugerindo que semelhante aos cães de hoje, os nossos amigos caninos pré-históricos também foram amados como animais de estimação pelas famílias, durante os tempos antigos.
Fósseis de cães da Sibéria Oriental foram encontrados em vasos funerários feitos especialmente para eles. Os conteúdos estomacais revelaram que os animais tinham sido alimentados com frutos do mar. Eles até mesmo foram enfeitados com joias por seus proprietários. Esses fósseis, com cerca de 33 mil anos de idade, provam que a nossa ligação cultural com os cães vem de muito, muito tempo atrás.
Não deixe de ler: 10 equívocos comuns sobre os homens das cavernas
5 – Festas com cerveja
Nosso amor pela cerveja é fenomenal. Ela é nossa companheira em quase todas as ocasiões, desde festa de batizado até festa de casamento, sem esquecer a latinha que nos acompanha durante uma partida de futebol.
Servir cerveja em ocasiões festivas não é um hábito recente na história. Pesquisas mostram que alguns povos pré-históricos também consumiam cervejas em certas festividades. No ano passado, os arqueólogos descobriram um sítio no Chipre que era usado por nossos ancestrais para preparar cervejas e realizar cerimônias religiosas.
A antiga cervejaria funcionava à quase 11.000 anos atrás e tinha todo o equipamento necessário para se fazer uma boa loirinha primitiva. Os cientistas acreditam que a cerveja pré-histórica tinha uma função importante no fortalecimento dos laços de amizade entre as antigas comunidades, muito semelhante ao papel que a bebida desempenha na sociedade atual.
Especialistas cervejeiros conseguiram replicar com sucesso a cerveja pré-histórica. Você pode ver todo o processo de fabricação aqui .
0 comments:
Post a Comment