Em 1968, para alertar os americanos sobre a insensatez da Guerra do Vietnã, Lee Savage e Milton Glasser resolverarm mandar para lá o ícone maior da Disney: Mickey Mouse. O filme apócrifo mostra o ratinho se alistando, partindo para a guerra e morrendo com um tiro na cabeça assim que pisa em solo vietnamita. A produção underground tentava mostrar que não há nada de aventura ou honra em matar e morrer, simplesmente porque os líderes do país dizem que tal insanidade é necessária. O tempo passou e jovens nascidos sob o signo da liberdade do Tio Sam, continuam matando e morrendo, com o único objetivo de que algumas fortunas continuem intactas.
A Disney, é claro, não gostou nem um pouco de ver seu querido camundongo envolvido em guerras onde americanos morrem de verdade e tentou destruir todas as cópias do filme. Por um bom tempo, pensou-se que ela havia conseguido, até que o filme ressurgiu na internet.
Aliste-se e veja o mundo! |
"Obviamente Mickey Mouse é um símbolo da inocência, da América, de sucesso e de idealismo - matá-lo como um soldado, é como uma contradição de suas expectativas. E quando você está lidando com comunicação, quando se contradiz as expectativas, você obtém resultados." – Milton Glasser
0 comments:
Post a Comment