É bem provável que os cientistas forenses de todo o mundo fiquem chateados com a irrealidade das investigações e dos métodos usados pelos investigadores fictícios da aclamada série americana CSI - Crime Scene Investigation, mas, apesar do enorme abismo entre a realidade e a ficção, o seriado tornou-se muito popular, conquistando milhões de fãs e influindo até mesmo na expectativa da resolução de casos reais, fenômeno que ficou conhecido como Efeito CSI.
Na série original, os investigadores forenses de Las Vegas usavam tecnologias da mais pura ficção científica misturada com métodos reais do ofício. Tudo isso, sob o comando de Gil Grissom, um entomologista que, às vezes, usava insetos para decifrar crimes. E como disse o congregante: nada de novo debaixo do sol.
Lá no longínquo século XII, na China, encontraremos o primeiro relato em que a entomologia forense foi usada para resolver um caso de assassinato. Em 1235, o intendente judicial Sung Tz'u, escreveu o livro A lavagem dos Erros. Neste livro, Sung Tz'u descreve vários casos em que ele tomou notas sobre como uma pessoa morreu e elabora as causas prováveis. Ele explica em detalhes sobre como examinar um cadáver tanto antes como depois do enterro. Ele também explica o processo e a forma de determinar a causa provável da morte. O objetivo principal deste livro era o de ser usado como um guia para outros investigadores, para que eles pudessem avaliar a cena do crime de forma eficaz.
Seu nível de detalhe para explicar o que ele observou em todos os seus casos, estabeleceu os fundamentos para entomologistas forenses modernos e é ele quem relata o primeiro caso registrado na história de alguém usando a entomologia para fins investigativos. Segue a história:
Um certo dia, um camponês foi encontrado morto em um arrozal, e, como geralmente acontece nestes casos, ninguém sabia de nada. Quando o magistrado local examinou o corpo, foi determinado que a arma do crime havia sido uma foice, como aquelas utilizadas para colher arroz. O magistrado reuniu então todas as pessoas do vilarejo, colocou-as em linha e ordenou-lhes que colocassem suas foices no chão. Depois de um tempo, um dos camponeses foi acusado como culpado do crime. As moscas estavam pousando na foice do criminoso . Embora as foices estivessem todas impecavelmente limpas, as moscas foram atraídas por vestígios de sangue na do assassino. Sabemos pelo seriado que é muito difícil limpar o sangue.
A história contada pelo chinês, foi citada em um dos episódios de CSI Las Vegas pelo personagem Gil Grissom, só não tive o ânimo de pesquisar em qual foi, se alguém souber, compartilhe a informação pelos comentários.
0 comments:
Post a Comment