Hoje, com a animosidade entre os governos de Cuba e dos Estados Unidos, fica difícil imaginar um Fidel Castro jovem, comunicativo e carismático caminhando sorridente pelas ruas de Manhattan. Mas, em uma época anterior à crise dos mísseis em 1962, o líder cubano era figura admirada pelos americanos.
Em 1959, Fidel Castro foi a Nova York, contratou uma empresa de relações públicas, comeu cachorro-quente, beijou senhoras , beijou uma estrela do rock e segurou bebês como qualquer raposa velha da política. Acompanhe as aventuras de Fidel Castro pela capital mundial do capitalismo.
Na foto acima, Fidel beija Gladys Feijoo, de 19 anos de idade, a miss La Prensa de 1959, enquanto dá um autógrafo.
Fidel experimenta o sabor da América devorando um cachorro-quente no jardim zoológico de Bronx em 22 de abril de 1959.
O guerrilheiro de Sierra Maestra dá amendoins aos elefantes e encara um tigre antes de acariciá-lo.
Posando como um político americano, Fidel Castro segura no colo Donna Friedman e Lisa Langer no Zoológico do Bronx em 22 de abril de 1959.
Fidel Castro cumprimenta o grande jogador de beisebol Jackie Robinson, num almoço no Overseas Press Club.
Uma enorme multidão, estimada em 35.000, espera atrás de barricadas policiais no Central Park para um vislumbre de seu herói, Fidel Castro. Cerca de 1.000 policiais estavam lá para manter a ordem.
Apoiadores levantam o libertador cubano em seus ombros em um momento de exultação, em 21 de abril de 1959.
Sra. Robert Meyner, esposa do governador de Nova Jersey, aperta a mão do primeiro-ministro cubano, na Mansão do Governador, em Princeton. Olhando estão o senador Joseph Clark da Pensilvânia e o Governador Meyner, em 20 de outubro de 1959.
Fidel Castro é todo sorrisos na Universidade de Columbia em 22 de abril de 1959.
Fidel Castro tem a barba tocada, durante uma visita ao seu hotel, por jovens que frequentavam uma escola do Queens com seu filho. O menino foi secretamente viver em Nova York enquanto que seu pai liderava a revolução cubana. As crianças são: Gene Wolf, Kathy Johnston, Kathy Tableman, David Friedlander, Karen Leland e Robert Boyle em 24 de abril de 1959.
Repórteres são todos ouvidos para ouvir o que Fidel Castro, novo líder de Cuba, tem a dizer no Hotel Statler, em 22 de abril de 1959.
Vamos ver um show de gestos! Fidel Castro fala aos jornalistas no Hilton Statler durante sua visita.
Fidel Castro acena para a multidão de fãs de seu carro, deixando o Hotel Statler em Nova York em 22 de abril de 1959.