Os romanos gostavam de reinar sobre o mundo e enquanto marchavam para todos os cantos da Terra, iam descobrindo lugares magníficos. Esse é o caso de Pamukkale, uma das belezas naturais mais impressionantes do planeta.
Pamukkale em turco, significa Castelo de Algodão, a imagem é mesmo apropriada para descrever o local.
As águas das piscinas em degraus são mornas e as sacadas que parecem neve de tão brancas, são na verdade o resultado da ação do tempo e do óxido de cálcio.
Todo esse cenário muda de cor, de acordo com a luz solar e o efeito é magnífico. Às vezes brancas, outras azuis, verdes ou ainda avermelhadas. O espetáculo é deslumbrante. A dinâmica contínua da erosão e a transformação da paisagem natural resultam num ambiente inigualável.
Situada perto da antiga cidade romana de Hierápolis e da moderna Denizli, Pamukkale quase foi arruinada pela ambição do homem. Hotéis foram erguidos em suas encostas, colocando todo o local em perigo.
Somente em 1988 com a escolha da Unesco de Pamukkale como patrimônio da humanidade, e que ações para preservar o lugar foram tomadas, incluindo a demolição de hotéis próximos do local.
Os romanos , nada bobos, fizeram de Hierápolis uma estação de férias onde os ricos senhores de Roma, junto com suas senhoras, podiam aliviar todo o estresse de governar o mundo.
Atualmente é a Turquia quem aproveita todo o potencial turístico desse paraíso, Pamukkale é um dos lugares mais visitados do país.
0 comments:
Post a Comment