Em 1903, quando José do Patrocínio resolveu comprar um Serpollet, o automóvel estava longe de ser um produto de massa no país. Pouquíssimos veículos circulavam pelas ruas e estradas brasileiras, não existiam leis regulamentando o trânsito e tudo dependia do bom senso dos condutores. Foi nesse cenário que ocorreu o primeiro acidente de automóvel do Brasil, envolvendo o dono do carro e seu amigo, o poeta Olavo Bilac.
Patrocínio teve a infeliz ideia de ensinar o poeta a dirigir. Para desespero dos cariocas, foram os dois no Serpollet a vapor, Bilac ao volante, na mão inglesa e Patrocínio no banco de passageiro dando instruções.
Por alguns quilômetros o poeta conduziu o veículo um tanto quanto desgovernado, deixando os transeuntes de cabelo em pé.
Então, numa curva, à incrível velocidade de três quilômetros por hora, Bilac perdeu o controle da direção e atingiu em cheio uma árvore. O Serpollet partiu o tronco e caiu no barranco.
Os dois aventureiros saíram ilesos do acidente, sendo a inocente árvore, a única vítima do ocorrido.
O Serpollet, entretanto, deu perda total e Patrocínio perdeu o seu automóvel importado.
Saiba mais sobre os dois desastrados
Olavo Bilac
Olavo Bilac foi o maior nome do parnasianismo brasileiro. Autor de sonetos célebres, também escreveu o poema que veio a ser a letra do Hino da Bandeira. Bilac defendia o serviço militar obrigatório, porque via nele um meio para acabar com o analfabetismo do país.
Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Em 1907, foi eleito o Príncipe dos Poetas Brasileiros.
Biografia de Bilac na Wikipédia
José do Patrocínio
Patrocínio foi um grande jornalista que lutou pela abolição da escravidão no Brasil. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, também se aventurou na construção de um dirigível, mas esse projeto jamais foi concluído.
Biografia de Patrocínio na Wikipédia
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