A Guerra do Rife (1911-1927), foi o confronto resultante da revolta das tribos do Rife (região montanhosa do norte de Marrocos) contra a ocupação colonial espanhola. Os homens das tribos marroquinas tinham uma longa tradição de habilidades e experiência no campo de batalha, enquanto que o contingente espanhol era composto principalmente de recrutas que não entendiam nada de guerra e só pensavam em voltar para casa.
Um desses jovens soldados causava admiração a todos os seus companheiros do destacamento, mostrando continuamente carinho e preocupação para com a sua namorada: diariamente ele escrevia cartas para ela, elogiava a moça e mostrava a fotografia dela para os camaradas de armas. Os mais experientes, porém, alertavam o recruta apaixonado com um sábio lembrete: distância é esquecimento.
Um dia, ele recebeu uma carta da namorada, quando viram a expressão do rapaz, seus amigos perceberam que era uma má notícia ... ela o havia abandonado porque tinha encontrado alguém com quem planejava se casar e também pedia-lhe que devolvesse a foto. Como ter o moral baixo e a cabeça em outro lugar no meio de uma guerra é abraçar a morte, seus companheiros decidiram dar uma mão ao desiludido, para que ele pudesse responder com dignidade à ex-namorada. Eles coletaram fotografias de noivas e namoradas de todo o destacamento, incluindo a do supracitado e enviaram para a moça em um pacote, com uma nota do soldado:
"Faça o favor de pegar a sua e devolver-me o resto. Peço desculpas, mas realmente não me lembro qual é a sua."
0 comments:
Post a Comment