A humanidade usa derivados do petróleo desde a antiguidade, mas foi a partir de meados do século XIX que nos tornamos extremamente dependentes dele.
Não é à toa que guerras estão em andamento e que outras virão por causa do petróleo. A quantidade de produtos derivados do petróleo é assustadora, parece não ter fim. Nessa lista, veremos 10 coisas que usamos praticamente todos os dias e que são feitas de petróleo.
10 – Cosméticos
Pense no novo creme que você acabou de comprar - aquele que você está prestes a esfregar em todo o rosto - como uma massa podre de milhões de organismos mortos. Isso é essencialmente o que você está pagando, já que produtos baseados em petróleo constituem até 80% dos ingredientes num cosmético. Os componentes mais comuns são os óleos, ceras, perfumes, corantes e outros produtos petroquímicos (produtos químicos derivados do petróleo). Os derivados de petróleo também são encontrados em seus shampoos, condicionadores e tinturas de cabelo.
9 – Borracha sintética
Devido à estabilidade térmica e resistência, a indústria por vezes, prefere usar a borracha sintética em vez do látex. A substância é encontrada em artigos esportivos, calçados e pneus. A borracha sintética também é muito usada em fios e cabos. O principal fator que inibe a sua utilização é o custo elevado em comparação com a borracha natural.
8 – Lubrificantes
Além de ajudar você a viver suas fantasias sexuais pervertidas, os lubrificantes influenciam a sua vida de muitas maneiras. Quer você perceba ou não; eles são encontrados em uma vasta gama de produtos de uso diário. Um lubrificante é simplesmente uma substância que reduz o atrito entre duas superfícies em movimento, essa capacidade é conhecida como lubricidade. Talvez o mais comum seja o óleo de motor, que é utilizado para proteger os motores de combustão interna. Outros lubrificantes comuns são a graxa e a parafina.
7 – Medicamentos
Muitos dos medicamentos atuais são derivados do benzeno, que por sua vez é um derivado do petróleo. Quase todos os medicamentos de venda livre, tais como a aspirina, são baseados nesse petroquímico. Embora pareça contraditório, produtos à base de petróleo são amplamente utilizados em homeopatia. Alguns têm associado o avanço da tecnologia do petróleo ao surgimento da medicina moderna.
6 – Produtos de limpeza
Se você olhar para a lista de ingredientes de um produto de limpeza, você vai encontrar coisas que nunca ouviu falar e que provavelmente não sabe pronunciar. Com substâncias que podem matar você ou que apenas fazem sua mesa brilhar , um produto de limpeza qualquer é uma mistura de algumas substâncias químicas sintéticas, sendo a maioria delas petroquímicas; como a glicerina, que é largamente encontrada em detergentes para a roupa e louça.
5 – Asfalto
Asfalto, também conhecido como o betume, é uma forma semi-sólida de petróleo que pode ser natural ou refinada. Seu principal objetivo é atuar como adesivo entre vários minerais, criando um material conhecido como betão betuminoso. Há mais de 11 milhões de quilômetros de estradas pavimentadas em todo o mundo, o que equivale a uma boa quantidade de petróleo.
4 – Tecidos sintéticos
Fibras à base de petróleo são duráveis, prontamente disponíveis e de cuidado fácil. Combinado com o fato de que elas são geralmente mais baratas do que os tecidos naturais, as fibras sintéticas estão se tornando cada vez mais populares no mundo da moda e de artigos de decoração. Embora o algodão deva ser a fibra mais comum em sua gaveta de roupas íntimas, sua gaveta de meias talvez conte uma história diferente.
Além da maioria das roupas que não entram em contato direto com suas "partes", há uma abundância de uso para os tecidos sintéticos, basta olhar para as cortinas, sofás, tapetes. Alguns dos tipos mais comuns são crayon, nylon, spandex, acrílico, poliéster. Portanto, a próxima vez que você vestir uma roupa, tenha em mente que você está usando um pretinho básico.
3 – Comida
Não importa o quanto você goste do seu alimento orgânico, é difícil encontrar um alimento que não tenha sido tocado pela indústria do petróleo em algum grau. Derivados de petróleo são usados em muitos fertilizantes e pesticidas sintéticos. Os polímeros encontrados em seu chiclete são feitos de petróleo. O uso de produtos petroquímicos também é generalizado em conservantes alimentares, aromatizantes, e corantes. A indústria do petróleo ajuda a agricultura a produzir mais alimentos, a cultivá-los mais rápido e a mantê-los frescos por mais tempo. Ela também ajuda a poluir a atmosfera.
2 – Plástico
Quase todos os plásticos são feitos de petroquímicos, e o plástico, não preciso dizer, está em todos os lugares. Se você olhar ao seu redor, você verá que uma grande quantidade de suas coisas são feitas, pelo menos parcialmente, com plástico. De seu computador até a garrafa de água mineral que você está bebendo, os plásticos estão presentes em nossas vidas mais do que nossa própria mãe. Anualmente, cerca de 4 a 5% do total de consumo de petróleo dos EUA é com a fabricação de produtos plásticos.
1 – Combustível
O exemplo mais óbvio nesta lista, mas justificadamente o número um: o consumo combinado de gasolina, diesel e combustível de aviação responde por cerca de 72% do consumo mundial de petróleo.
0 comments:
Post a Comment