Por três meses e três semanas, durante o verão e o outono de 1940, a Batalha da Grã-Bretanha assolou os céus sobre o sul da Inglaterra; a primeira grande campanha da Segunda Guerra Mundial travada inteiramente por forças aéreas. As incursões da Luftwaffe para dar à Alemanha a superioridade aérea sobre a Grã-Bretanha foram repelidas, contra todas as probabilidades, pelos pilotos da RAF.
Esta postagem traz 21 fotografias históricas de destroços de aeronaves da Luftwaffe, depois que elas foram abatidas ou obrigadas a aterrissar em solo britânico. Um fato interessante: a sucata dos aviões alemães foi derretida e reciclada pela indústria da aviação militar do Reino Unido.
A vitória decisiva da Grã-Bretanha impediu Hitler de lançar a Operação Leão Marinho - a invasão alemã da Grã-Bretanha - e é considerada um importante ponto de viragem na Segunda Guerra Mundial. Mas o custo foi significativo: 544 aliados e 2.698 alemães mortos em ação, com 1.547 aviões britânicos e 1.887 aeronaves alemãs destruídas.
O desfecho da Batalha da Grã-Bretanha foi a primeira grande derrota das forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, levando o primeiro-ministro britânico Winston Churchill a proferir as imortais palavras: "Nunca, no campo do conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos."
0 comments:
Post a Comment