Bem sei, que não há nada de novo debaixo do sol. Que originalidade é coisa rara, quase inexistente, que todos nós somos, de certo modo, meros plagiadores.
Creio, entretanto, que quando nos inspiramos numa criação alheia, estamos obrigados a pelo menos tentar uma aproximação com a qualidade da obra original.
Infelizmente, as bandas de forró brasileiras não partilham da minha profissão de fé. Sem remorsos, elas se apoderam de canções famosas, principalmente de clássicos do rock, transformando-as em pastiches aleijados, verdadeiras ofensas à fonte em que foram inspiradas. Chegam às centenas a quantidade dessas versões pífias, as 10 mostradas nessa postagem são uma pequena amostra desse verdadeiro atentado ao rock.
©Cezine |
Por precaução, para evitar possíveis danos ao cérebro, é aconselhado escutar a obra original, logo após os primeiros acordes da imitação.
É preciso deixar bem claro que não sou nenhum ferrenho defensor da música estrangeira. Importamos muito lixo. Besteira por besteira, é preferível que escutemos as nacionais.
Agora, quanto às obras primas, por favor, deixem –as em paz, tanto as estrangeiras quanto as nossas.
0 comments:
Post a Comment