Que país extraordinário é a Holanda. Pacífico, próspero, cheio de lourinhas lindas, e para completar, com excelente futebol. Três vezes vice-campeão do mundo, o futebol holandês é uma fábrica de talentos, de lá já saíram alguns gênios da bola.
Agora, com o craque Seedorf jogando no Botafogo, é o momento oportuno para listar os 10 melhores jogadores holandeses de todos os tempos. Toda lista desse tipo retrata a opinião de quem a escreve, é tolice pretender que ela seja uma unanimidade, mas creio que os 10 nomes abaixo representam bem o magnífico futebol da Holanda.
10 – Wesley Sneijder
Foram de Sneijder os dois gols que eliminaram o Brasil da última Copa do Mundo. Meia de técnica refinada, excelente visão de jogo e boa finalização, Sneijder é um dos melhores jogadores da atualidade.
9 – Johan Neeskens
Neeskens era o armador da seleção holandesa que assombrou o mundo na década de 1970 com o chamado futebol total. Jogador de excepcional preparo físico, impressionava pela dedicação ao time. Cerebral, de passes precisos, consagrou os atacantes que jogaram ao seu lado.
8 – Ruud Krol
Ruud Krol foi essencial no Carrossel Holandês, pois era um zagueiro que saía jogando com habilidade e visão de jogo. Apesar de jogar na defesa, fez muitos gols ao longo da carreira.
7 – Ronald Koeman
Koeman, o líbero artilheiro, um dos jogadores de defesa que mais fizeram gols na história do futebol, jogou nos três grandes clubes da Holanda: Ajax, PSV Eindhoven e Feyennord, porém seu nome está mundialmente ligado ao Barcelona, clube que defendeu por seis anos.
Koeman foi um dos melhores cobradores de falta de todos os tempos.
6 – Dennis Bergkamp
Técnica apuradíssima e poder de finalização fenomenal fizeram de Berkamp um atacante incrível. Teve a carreira um pouco prejudicada por um problema inusitado para um jogador de futebol: medo de viajar de avião.
5 – Clarence Seedorf
Nas poucas partidas de Seedorf pelo Botafogo tivemos uma amostra do que a Europa assistiu por anos: passes precisos, lançamentos, gols e liderança em campo. Há inúmeros críticos da contratação do craque holandês pelo Botafogo, eu, como apreciador do bom futebol, gostei muito.
4 – Marco Van Basten
Van Basten impressionava pelo futebol elegante, imponente e veloz. Com um tremendo faro de gol, o holandês foi um centroavante magnífico. Em 1992 ganhou o título de Melhor Jogador do Mundo. Van Basten encerrou a carreira prematuramente por causa de constantes lesões e cirurgias nos joelhos.
3 – Frank Rijkaard
Rijkaard comandava o meio campo com maestria. Jogando sempre de cabeça erguida, sem chutões, distribuindo passes precisos e fazendo gols decisivos, Rijkaard ditava o ritmo do Milan, bicampeão da Europa e do Mundial de Clubes.
2 – Ruud Gullit
Um titã de pura força , velocidade e técnica, assim pode ser definido Ruud Gullit, um dos jogadores mais completos da história. Atuou como líbero, meia e atacante, sempre com dedicação extrema às equipes que defendia.
1 – Johan Cruijff
Cruijff foi um jogador revolucionário. O comportamento tático do gênio holandês, sua percepção do futebol coletivo, seu futebol vistoso e eficiente inspiraram muitos jogadores e técnicos. Levou o Ajax a ser durante anos o melhor time do planeta e em 1974, comandou a seleção holandesa na maior revolução tática da história do futebol.
Aclamado pelos críticos como o único jogador a ombrear com Pelé na arte de jogar futebol, Cruijff foi um gênio da bola. Só faltou-lhe ganhar uma Copa do Mundo.
Veja também: Os gênios da bola que não ganharam uma Copa do Mundo
0 comments:
Post a Comment