Temas de filmes dos anos 80 – Parte II

Uma boa música sozinha já tem o poder de atravessar  gerações. Imagine então, se ela for  tema de um grande filme. Lembraremos de ambos por toda a vida.  A década de 80 foi prodigiosa em canções associadas a filmes. Já fiz uma postagem sobre os melhores temas de filmes dos anos 80, porém algumas músicas não foram listadas. Para corrigir o erro e atendendo a pedidos dos leitores do blogue, segue a sequência da postagem. É só relaxar e viajar no tempo.





Lionel Richie e Diana Ross – Endless Love





Música tema de filme romântico sempre faz sucesso. Endless Love ( Amor sem Fim ), tema do filme  homônimo de 1981, embalou o namoro de muitos casais. O filme, apesar de ser massacrado pela crítica, fez enorme sucesso e trouxe ao mundo Broke Shields, na época uma ninfeta de 15 anos.




Survivor – Eyes of the Tiger





Eyes of the Tiger foi escrita sob encomenda para Rock III, de 1982. O sucesso da canção foi instantâneo . Filme e tema ficaram associados de maneira inseparável.




Glenn Frey – The Heat is On





Você pode não acreditar, mas nos anos 80 Eddie Murphy fazia bons filmes. Beverly Hills Cop ( Um Tira da Pesada ), de 1984, foi um deles. A música tema do filme era The Heat is On, cantada por Glenn Frey.




Queen – Who Wants to Live Forever





Highlander, o Guerreiro Imortal de 1986 é um bom filme com uma trilha sonora  excelente. A banda Queen participou com seis canções originais, destaque para: A Kind of Magic, Princes of Universe e Who Wants to live Forever.




Stevie Wonder – I Just Call to Say I Love You





O divertido The Woman in Red ( A Dama de Vermelho ) de 1984, tinha como tema I Just Call to Say I Love You, interpretada por Stevie Wonder. Mas todos os marmanjos que na época eram adolescentes, lembram-se mesmo é das curvas da musa Kelly Lebrock.




Huey Lewis and The News – Power of Love





As aventuras de Marty McFly em  Back to the Future ( De Volta para o Futuro), de 1985 marcaram o cinema na década de 80. O tema do filme é Power of Love,  memorável é também a performance de Michael J. Fox em Johnny B.Goode.




Tina Turner - We Don't Need Another Hero





Tina Turner estrelava e cantava o tema do filme Mad Max, Beyond Thunderdome ( Mad Max, Além da Cúpula do Trovão ) de 1985. O filme era o terceiro da série, cujo herói interpretado por Mel Gibson vagava por um mundo pós-apocalíptico.




Limahl  – Never Ending Story





O best-seller do alemão Michael Ende foi adaptado para o cinema em 1984. A produção em alemão: chama-se Die Unendliche Geschichte, em inglês:The Never Ending History. As aventuras do filme atiçaram a imaginação de toda uma geração. Quem canta o tema do filme é o cantor inglês Limahl com  Beth Anderson, porém nos créditos do filme, não consta o nome da cantora.




Fire Inc – Nowhere Fast





Streets of Fire ( Ruas de Fogo ), de 1984 é mais um dos filmes inesquecíveis dos anos 80. Grande parte da fama do filme se deve à trilha sonora. Entre as muitas joias musicais, destaque para Nowhere Fast, música tema do filme.




Joey Scarbury - Believe It Or Not



O Super Herói Americano , seriado lançado em 1981,  satirizava com os super heróis, principalmente com o Superman. Tanto é, que a DC Comics abriu vários processos na tentativa de tirar o seriado do ar. Por conta do sucesso da série, a música tema Believe It or Not, interpretada por Joey Scarbury, ficou várias semanas no topo das paradas americanas.


Gosta de relembrar os bons tempos? Então veja também:

Raul Seixas e a arte do Rock

Um inglês com alma brasileira

Temas inesquecíveis de filmes dos anos 90

Temas inesquecíveis de filmes dos anos 80

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Qual o maior jogador brasileiro atuando no país?

Estamos às vésperas de mais um campeonato brasileiro. Vários craques foram repatriados e o equilíbrio promete ser grande. Na sua opinião, atualmente qual é o melhor jogador brasileiro atuando no país? Responda na enquete abaixo e deixe o seu comentário. Você pode votar em 3 craques.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Livros famosos que foram inspirados por sonhos

Todos nós sonhamos. A maioria dos sonhos desaparece da mente logo que acordamos, mas quem já não teve um sonho tão vívido que ainda permanece na memória?
O poeta inglês Samuel T. Coleridge, por exemplo, afirmava que o poema Kubla Khan lhe fora ofertado num sonho ( depois de umas boas tragadas de ópio ) e o biólogo James Watson diz que a estrutura do DNA lhe foi sugerida após ter sonhado com uma série de escadas em espiral.
Há livros famosos cujos autores também creditam-lhes a inspiração aos sonhos. Conheça um pouco mais destas obras.



Crepúsculo


edward-and-bella


Muita gente odeia Stephenie Meyer por ela ter transformando o universo sombrio dos vampiros em um produto de consumo para adolescentes apaixonadas, mas o sucesso do livro e das inevitáveis adaptações para o cinema é inquestionável.
O interessante é que a escritora americana jura ter sido inspirada a escrever o best-seller através de um sonho.
Segundo Meyer, na noite de 2 de junho de 2003 ela sonhou com uma garota e um vampiro vegetariano que estava apaixonado por ela, mas que ao mesmo tempo, sentia um forte desejo de saciar-se com o sangue da jovem.
Ao acordar, a autora escreveu a transcrição do que é agora o capítulo XIII de Crepúsculo. Detalhe: a ideia mirabolante de fazer os vampiros brilharem como se estivessem cobertos de purpurina, também fora sugerida no tal sonho.

Leia um pouco mais sobre a criação de Crepúsculo




Frankenstein


frankenstein

A história da criação de Frankenstein é desde o princípio ímpar. Confinados pelo tempo, quatro  escritores ingleses passam os dias a discutir sobre literatura, ciências e histórias de fantasmas. Então, um deles, Lord Byron, propôs ao grupo o desafio de escreverem um conto com elementos sobrenaturais.
Três deles rapidamente criaram as histórias, mas a inspiração não vinha para Mary Sheley. Foi num pesadelo que o enredo de Frankenstein surgiu na mente da jovem escritora. Ela começou a escrever o que  seria um conto, mas incentivada pelo marido: Percy B. Sheley, transformou a ideia num romance: Frankenstein ou o Prometeu Moderno.
O livro foi um grande sucesso e influenciou toda a literatura fantástica.



Leia Frankenstein




O Médico e o Monstro


medico_monstro


Robert Louis Stevenson, genial escritor escocês, tinha o hábito estranho de anotar tudo o que sonhava. Diz a lenda que ele escreveu um livro o qual chamou de O Companheiro de Viagem. Ao apresentar o manuscrito para o editor, este lhe disse que a história era engenhosa, mas o enredo fraco.
Depois de várias tentativas fracassadas para melhorar o livro, Stevenson se propôs a sonhar com a história.
E não é que funcionou. O Médico e o Monstro tornou-se um clássico e foi adaptado para o cinema, para o teatro e até para musicais da Broadway.

Stevenson também é o criador de um clássico da literatura infanto-juvenil: A Ilha do Tesouro.


Fernão Capelo Gaivota

 fernao_capelo

Desde 1970, o romance Fernão Capelo Gaivota já encantou gerações de adolescentes, foi publicado em 40 países e vendeu milhões de exemplares.
O autor, Richard Bach, afirma que a história o acompanhava desde a infância, mas sem ter um desfecho, uma continuidade.
Só anos depois foi que conseguiu finalizar o romance, após ter acordado de um sonho que lhe indicava a continuação da narrativa.


Angústia


misery

Stephen King é um dos escritores mais prolíficos ( e ricos ) da atualidade. A ideia de Angústia surgiu durante um sonho num avião. Neste sonho, afirma King, o escritor preferido dele era sequestrado por um fã. Ao acordar, King estava tão empolgado com a história que ficou horas num aeroporto a escrever as primeiras 50 páginas do romance.
Stephen King recorre com frequência aos sonhos para criar seus livros. Em A Hora do Vampiro, ele revelou ter usado a lembrança de um pesadelo da infância para descrever uma casa mal-assombrada.


A Casa dos Espíritos


isabel_allende

Isabel Allende conta que escreveu as últimas 15 páginas de A casa dos espíritos pelo menos dez vezes, sem ficar satisfeita com o tom desse final. Foi então que sonhou que falava a seu falecido avô sobre o livro, e, ao acordar, tinha a solução para o problema: “O epílogo deveria ter o tom de uma neta que simplesmente narra uma história ao avô”.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O que é uma palavra-valise?

Leia o dicionário como quem lê um romance de aventuras, aconselhou-me certo dia um professor de português. De lá pra cá então, tenho o costume de folhear as páginas do dicionário em busca não do significado de uma palavra qualquer, mas sim de um mistério, de uma história, de uma curiosidade oculta na definição fria de um verbete.

Desta maneira esbarrei em palavra-valise, e daí a ideia desta postagem.
Se você chegou até aqui, atraído pela foto da Salma Hayek, calma, lá no final fará sentido.


Definição


Uma palavra-valise é formada pela união de pedaços de duas outras palavras existentes na língua. Geralmente se usa o início de uma palavra e o final da outra palavra, ou seja, uma perde sua parte final, e a outra perde a parte inicial.
Frequentemente, a palavra-valise , que também é conhecida como palavra entrecruzada, mot-valise (em francês), portmanteau (em inglês), constitui um neologismo.



Exemplos


Veja alguns exemplos de palavras-valise. Algumas já se incorporaram na língua, outras foram criadas com o único objetivo de divertir, de zoar com alguém ou com algum conceito. Há também muitas que foram criadas por escritores afeitos ao neologismo como Guimarães Rosa, Lewis Carrol, James Joyce.
E lá no final, você encontrará a Salma Hayek.



Portunhol - Português + Espanhol


Nós brasileiros, somos mestres nesse idioma.

portunhol
Leia o guia completo do portunhol.



Brasiguaios - Brasileiros + Paraguaios


"Brasiguaios" é como são chamados os brasileiros, e seus descendentes, estabelecidos na República do Paraguai. Eles imigraram e se instalaram em áreas próximas à fronteira brasileira, na época da construção da Hidroelétrica de Itaipu.

Quem são os brasiguaios?


Aborrescente – Aborrecer + Adolescente


Podemos afirmar que, a atual música brasileira está dominada por cantores e bandas aborrescentes. Concorda?


restart

Cantriz – Cantora + Atriz


Há muitas cantrizes: Madona, é uma delas.


Gatosa – Gata + Idosa


É a mulher madura que é, ou se comporta como uma gatinha. Susana Vieira, por exemplo, é uma gatosa. Haja Photoshop!

susana-vieira-photoshop

Fraternura – Fraternal + Ternura


Apenas um, dos milhares de neologismos do genial Guimarães Rosa

Guimarães Rosa no Alô Escola


Showmício – Show + Comício


Quando um candidato nada tem a dizer, o melhor a fazer é contratar um artista famoso para realizar um showmício. A prática foi condenada pela justiça, mas há sempre um jeitinho de burlar a lei.


Informática – Informação + Automática

 

O termo já está incorporado ao idioma.


Gringalha – Gringo + Canalha


Exemplos de gringalhas não faltam. Não é Bush?


bush


Grenal – Grêmio + Internacional


No futebol encontramos muitas palavras-valises, usadas geralmente para nomear os confrontos entre grandes rivais. Veja alguns exemplos:

Grenal: Grêmio x Internacional
Sansão: Santos x São Paulo
Atletiba: Atlético x Coritiba


Corintopia – Corinthians + Utopia


Esta me foi sugerida por um gaiato palmeirense. Corintopia representa os planos corintianos de ganhar uma Libertadores.

toliminado-corinthians-libertadores-2011 

Putânica – Puta + Satânica


Encontrei esta palavra no dicionário Houaiss e é aqui que entra a bela Salma Hayek. Em Um Drink para o Inferno, a sensual mexicana representa o papel de uma verdadeira putânica. Confira no vídeo.





E você, conhece alguma palavra-valise? É capaz de criar uma? Deixe a sua participação nos comentários.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os 10 melhores jogadores argentinos da história

Se há um país que revele tantos jogadores quanto o Brasil, certamente  é a Argentina. Dos gramados argentinos partem atletas para os principais clubes do mundo. No ano passado, o argentino Dário Conca foi eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro e o atual n°1 do mundo também é de lá.
Portanto, é preciso deixar a rivalidade de lado e admitir que os nossos  maiores adversários sabem o que fazer com a bola nos pés.
Nesta postagem está a minha lista dos dez melhores jogadores argentinos da história. Leia e opine.




10° – Fillol





Ubaldo Fillol, conhecido como “El Pato”, é considerado o maior goleiro do futebol argentino. Em 1978, jogando em casa, foi campeão do mundo com a seleção argentina. No Brasil, defendeu o Flamengo, mas apesar de ter feito grandes partidas, não ganhou nenhum título.



9° – José Moreno


El charro


José Manuel Moreno Fernandez é colocado pelos especialistas como um dos gigantes do futebol argentino. “El Charro”, como era chamado, foi destaque da lendária equipe do River Plate da década de 1940. Campeão nacional em cinco países, não disputou nenhuma Copa do Mundo.



8° – Ardiles


Ardiles


Osvaldo Ardiles jogava com maestria no meio campo. Dono de um futebol clássico, era competente tanto na criação quanto na marcação. Fundamental na campanha argentina em 1978, disputou ainda a Copa de 1982.



7° – Crespo





Hernán Crespo é um goleador nato. Mortal dentro da grande área, Crespo é o segundo maior goleador da seleção argentina com 35 gols até agora. Crespo é também, o maior artilheiro da Lazio.



6° – Batistuta





Gabriel Omar Batistuta reunia todas as qualidades de um grande goleador: chutava forte com as duas pernas, cabeceava bem e sempre bem colocado, era extremamente oportunista. Estas qualidades fizeram dele o maior artilheiro da seleção argentina com 56 gols em 78 jogos.




5° – Kempes





Mario Kempes não rendeu tudo o que prometia no futebol, mas mesmo assim foi artilheiro da Copa de 1978, fazendo dois gols na final, o que convenhamos, não é pouca coisa. Kempes também disputou os Mundiais de 1974 e 1982, em ambos, teve uma participação apagada.



4° – Passarella



daniel_passarella

Daniel Passarella é um dos grandes zagueiros da história do futebol. Tinha uma impulsão incrível, o que lhe permitia fazer muitos gols de cabeça. Desarmava muito bem e fazia lançamentos precisos, além de ser excelente cobrador de faltas.
Campeão do Mundo em 1978 e 1986. Capitão na primeira conquista argentina, amargou a reserva na segunda, devido às desavenças com Maradona.



3° – Di Stéfano


 



Alfredo Di Stéfano é uma lenda do futebol. Não poucos o consideram o melhor jogador da história. Super campeão no Real Madrid, a “Flecha Loira” era um artilheiro implacável. Entre os títulos que conquistou estão cinco Copas dos Campeões da Europa. Apesar da genialidade, Di Stéfano não disputou nenhum Mundial, mesmo tendo vestido a camisa de três países: Argentina, Colômbia e Espanha.



2° – Messi





Lionel Messi, o atual melhor jogador do mundo, é  espetacular. Habilidoso, rápido e goleador, só lhe falta uma coisa: conduzir a seleção argentina na conquista de um Mundial.



1° – Maradona





Diego Armando Maradona, genial dentro de campo e polêmico fora dele. Esqueça o problema com as drogas, esqueça as declarações pouco inteligentes, esqueça até a insana veneração dos argentinos e concetre-se no jogador, certamente um dos cinco maiores da história do futebol.
Sozinho, ganhou a Copa do Mundo de 1986 e por pouco não repete a façanha em 1990. Apaixonado pelo seu país, sua maior alegria era defender as cores da Argentina. Mesmo com todos os problemas pessoais, Maradona, na minha opinião, só perde na arte de jogar futebol para dois jogadores: Pelé e Garrincha.

Maradona só não foi perfeito, porque nasceu na Argentina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mulher brasileira em primeiro lugar

Oito de março. Dia internacional da mulher. Talvez o carnaval tenha ofuscado a data, mas eu que vivo cercado de mulheres ( esposa, 3 irmãs, 2 filhas, mãe e sogra ) não deixarei passá-la em branco.
Para homenagear à todas as mulheres do mundo, nada melhor do que lembrar de mulheres brasileiras que se destacaram na história do nosso país. É um jeito simples de homenagear as mulheres que trabalham, criam arte, treinam duro, são mães, donas de casa e ainda arrumam tempo para aturar a nós, homens. Quer sejam famosas ou anônimas, vivam em palácios ou em palafitas, quer trabalhem em grandes empresas ou em pequenas lavouras, meus parabéns !




Chiquinha Gonzaga





Visite o site: Chiquinha Gonzaga, além da história da maestrina, lá você encontrará partituras digitalizadas da obra da compositora carioca.


Maria Lenk



maria_lenk

A primeira mulher brasileira a disputar uma Olimpíada. Foi também professora e escritora. Faleceu em 2007, aos 92 anos. Morreu como sempre desejou: nadando.



Cecília Meireles



cecilia-meireles
Simplesmente a maior poeta da Língua Portuguesa.

Cecília Meireles no Brasil Escola




Bibi Ferreira




Bibi Ferreira, teu talento nos torna orgulhosos do Brasil.


Veja nesse site, tudo sobre Bibi Ferreira


Bidu Sayão




A maior cantora lírica do Brasil.

Bidu Sayão na Wikipédia


Maria Esther Bueno



maria-esther

A brasileira que conquistou o mundo com o tênis.


Site Oficial


Zilda Arns



zilda-arns

A capacidade de amar ao próximo é a maior qualidade do ser humano. Zilda Arns nessa arte foi insuperável. Descanse em paz, irmã Zilda, tuas obras não serão esquecidas enquanto existirem pessoas de boa vontade.


Marina Silva



marina-silva

Dos seringais do Acre, Marina Silva ganhou o mundo. Sob a fragilidade do corpo franzino, existe uma das maiores autoridades em meio ambiente do planeta.


Site oficial



Elis Regina




A música popular brasileira é pródiga em intérpretes femininas. Elis Regina é a maior. Não há homem ou mulher, que cante e encante como Elis.


Maurren Maggi




O Brasil pouco investe no esporte, por essa razão, todos os nossos campeões olímpicos são heróis. Maurren Maggi, a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro num esporte individual, é inspiração para todas as  mulheres que desejam seguir numa carreira esportiva.


Blog da Maurren



Gisele Bündchen





Beleza é o que não falta na mulher brasileira. Gisele Bündchen, construiu a carreira com solidez, usando o profissionalismo, a dedicação ao trabalho e o talento como alicerces. É claro que a  beleza  ajudou um pouquinho.


Site oficial



Dilma Rousseff




dilma
A primeira mulher eleita pelo povo brasileiro, para ocupar o maior cargo político do país. Prova incontestável de que estamos evoluindo.


Site da Presidente



banner_violencia

Esta é a minha homenagem à todas as mulheres do mundo, especialmente à mulher brasileira, porque como diz a canção: “Mulher brasileira em primeiro lugar”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Colonização cultural

Descobri uma nova forma de expressão: as tirinhas.
Como estreia, publico uma pequena crítica aos brasileiros que renegam toda a riqueza cultural do país e se rendem a qualquer besteira que venha do exterior, principalmente dos Estados Unidos.
Como não sei desenhar usei o site: Toondoo



náufrago

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Duetos de brasileiros com astros internacionais

Se há forças que conseguem romper a barreira dos idiomas, a música com certeza está entre elas. É claro que cantores de língua inglesa encontram por aqui um solo fértil para o sucesso, enquanto que nossos artistas penam terrivelmente para cantar em terras estrangeiras, muitas vezes, tendo que renegar a língua materna. Mas, de tempos em tempos,  estrelas da nossa música brilham tão forte que atraem a atenção dos astros internacionais. Quando isso acontece,  surgem belos duetos de brasileiros com cantores estrangeiros. Vale à pena conferir alguns.




Tom Jobim e Frank Sinatra





Tom Jobim e a bossa nova conquistaram os americanos. Entre os vários duetos que o maestro brasileiro participou por lá, esse com Frank Sinatra tornou-se um clássico da música mundial.



Milton Nascimento e Mercedes Sosa





Estrela da música argentina e ícone da canção sul americana, Mercedes Sosa presenteou vários artistas brasileiros com sua participação em duetos. Escolhi Volver a los  17, com Milton Nascimento, mas vale também assistir  Eu só peço a Deus, com Beth Carvalho


Lenine e Julieta Venegas





Lenine faz parceria com a cantora mexicana Julieta Venegas na canção Miedo. O dueto ficou perfeito.


Sérgio Mendes e Black Eyed Peas





A mistura nada convencional de bossa nova com hip hop resultou na música Mais que Nada ( Timelles ), interpretada pelo brasileiro Sérgio Mendes  e o grupo Black Eyed Peas.



Sandy e Andrea Bocelli





Em 1996, o italiano Andrea Bocelli convidou Sandy ( que ainda não era uma devassa ) para interpretarem a música Vivo por Ella. O dueto fez muito sucesso no Brasil.


Marisa Monte e Julieta Venegas





Mais uma parceria de Julieta Venegas com um artista brasileiro, desta vez com Marisa Monte. Juntas elas interpretaram Ilussion. A voz e a teatralidade de Marisa Monte se destacam no dueto.



Alexandre Pires e Gloria Stefan





Gravado em 1999,  o dueto de Alexandre Pires e Gloria Stefan na canção Santo, Santo, Santo fez enorme sucesso. A música foi indicada ao Latin Grammy e consagrou Alexandre Pires como um dos grandes intérpretes da América Latina.


Chitãozinho e Xororó e Reba McEntire





A dupla fez muitas parcerias com estrangeiros. Destaque para Coração Vazio ( We’re All Alone ), com participação da cantora country Reba McEntire. Outro dueto famoso da dupla é Words, com a banda Bee Gees


Marina Elali e Jon Secada





Marina Elali e Jon Secada interpretaram juntos Lost Inside in Your Eyes.


Pitty e 30 Seconds To Mars





Pitty e a banda 30 Seconds to Mars, fizeram uma versão acústica para a canção The Kill.


Vanessa da Mata e Ben Harper





Em 2007, Vanessa da Mata fez um dueto com o cantor americano  Ben Harper na canção Boa Sorte.


SNZ e Richard Lugo





Em 2001 o trio SNZ e cantor Richard Lugo cantaram juntos Nothing's Gonna Change My Love For You. O dueto fez muito sucesso no Brasil, colocando a música no primeiro lugar em todo o país.


Roberto Carlos e Julio Iglesias





Roberto Carlos já cantou com vários astros da música internacional. No vídeo acima, ele divide o palco com outro gigante, Julio Iglesias. No dueto eles cantam Solamente Una Vez.


Chico Buarque e Pablo Milanés





Chico Buarque fez uma versão em português para Yolanda, do cubano Pablo Milanés. Mas os dois interpretaram a canção em espanhol, no dueto acima.


Negra Li e Akon



O dueto entre Negra Li e Akon foi gravado na capital mexicana em 2008.


Quem conhecer outros duetos de brasileiros com cantores estrangeiros, sintá-se à vontade para divulgá-los nos comentários.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS