Não é de hoje que o futebol europeu leva embora nossos jogadores. É claro que nos últimos anos o êxodo dos brasileiros para a Europa cresceu de modo alarmante, mas o interesse pelos nossos atletas é antigo.
A diferença é que décadas atrás, somente jogadores consagrados partiam para o velho mundo e agora, mal a molecada sai das fraldas, já é negociada a peso de ouro.
A diferença é que décadas atrás, somente jogadores consagrados partiam para o velho mundo e agora, mal a molecada sai das fraldas, já é negociada a peso de ouro.
O curioso é que verdadeiros mitos do futebol brasileiro como: Sócrates, Didi, Zico e Roberto Dinamite, não fizeram tanto sucesso na Europa, enquanto que alguns jogadores quase desconhecidos para nós, conseguiram fama e fortuna por lá.
Segue abaixo a lista daqueles que considero os brasileiros mais bem sucedidos no futebol europeu. Caso concorde ou não, deixe a sua opinião nos comentários.
10 – Careca
Revelado pelo Guarani, Careca tornou-se ídolo do São Paulo antes de se transferir para o Napoli. Artilheiro nato, no clube italiano Careca jogou ao lado de Maradona. Careca é um dos maiores artilheiros da seleção brasileira em Copas do Mundo.
9 – Falcão
Ídolo colorado e tricampeão brasileiro, Falcão foi para a Itália, defender a Roma. Na cidade eterna, levou o clube a ganhar o campeonato italiano depois de um longo jejum. Os italianos encantados com o futebol do meia brasileiro, deram-lhe o apelido de “Oitavo Rei de Roma”.
8 – Deco
Antes de chegar a Portugal, Deco era mais um entre milhões de jovens brasileiros a tentar a sorte no futebol. Dispensado pelo Benfica, Deco brilhou no Porto e depois no Barcelona. Sem oportunidades na seleção brasileira, naturalizou-se português e defendeu a seleção lusitana.
7 – Evaristo de Macedo
Os mais novos talvez nem saibam quem é Evaristo de Macedo. Pois fiquem sabendo que o brasileiro é um dos jogadores mais admirados na Espanha. Basta dizer que ele é ídolo dos arqui-rivais: Real Madrid e Barcelona.
6 – Rivaldo
Jogador fundamental para a seleção brasileira na conquista de 2002, Rivaldo é um andarilho dos gramados europeus. O auge da carreira do pernambucano na Europa foi em 1999. Defendendo o Barcelona, ele foi eleito o melhor jogador do mundo daquele ano.
5 – Roberto Carlos
Protagonista de lances polêmicos com a seleção brasileira, Roberto Carlos é um super campeão defendendo o Real Madrid. Em onze anos no clube espanhol ganhou 13 títulos, entre eles, três Copas dos Campeões.
4 – Romário
Romário foi negociado com o PSV Eindhoven em 1989, na época, a maior transação envolvendo um jogador brasileiro. Contratado pelo Barcelona, Romário foi eleito o melhor jogador do mundo em 1994.
3 – Kaká
Revelado pelo São Paulo, Kaká foi negociado por uma bagatela com o Milan. Na equipe italiana assumiu logo o posto de principal jogador do clube. Em 2007, ganhou a eleição de melhor jogador do mundo. Atualmente defende o Real Madrid.
2 – Ronaldinho Gaúcho
Revelado pelo Grêmio, Ronaldinho se transferiu para o Paris Saint-Germain, numa conturbada negociação. Em 2003 é contratado pelo Barcelona e vive o auge da carreira. Defendendo o clube catalão, é eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, em 2004 e 2005. Atualmente atua no Milan, sem o brilho de outrora.
0 comments:
Post a Comment