Os homens invejaram os pássaros e criaram belas composições usando assobios. Dos clássicos temas de faroeste à música erudita, do reggae ao bom e velho rock, vários artistas usaram assobios para enriquecer suas canções. Nessa postagem, reuni as melhores músicas com assobios. Espero que gostem e se souberem de alguma que ficou de fora, é só registrar nos comentários.
Scorpions – Wind of Change
A balada Wind of Change foi escrita por Klaus Meine, ele teve como inspiração, os “ventos de mudança” que sopravam sobre a Europa no final dos anos 80. É uma das mais belas canções com assobio já compostas.
Guns N’ Roses – Patience
No auge do talento de Axel Axl Rose, todos os pecados lhe eram perdoados e ele retribuía com performances inesquecíveis como essa, em Patience. Tudo na balada está impecável: os violões , a voz de Axel Axl e o assobio que marca profundo a canção.
Oswaldo Montenegro – Taxímetro
Cada música de Oswaldo Montenegro é uma obra de arte. É inexplicável que um artista dessa grandeza, não seja lembrado pela mídia.
Em Taxímetro, o assobio espetacular fica a cargo de Milton Guedes.
Bobby McFerrin – Don’t Worry be Happy
Bobby McFerrin é de formação erudita, mas já gravou clássicos do jazz. Em 1988, ano em que ganhou um Grammy, ele fez muito sucesso com Don’t Worry be Happy. O interessante nesta canção, além do assobio, é que todos os sons dos instrumentos são feitos com a voz.
Gilbert Gil – Esotérico
Ícone da música popular brasileira, Gilberto Gil não pode ser esquecido. O artista é um compositor brilhante, como você pode comprovar na canção Esotérico.
Billy Joel – The Estranger
Compositor, cantor e pianista, Billy Joel já ganhou o Grammy seis vezes. A canção The Estranger faz parte do álbum homônimo, lançado em 1977, considerado o maior êxito do artista.
Ennio Morricone – A Fistful of Dollars
É claro que numa matéria sobre músicas com assobios não poderia faltar um tema de faroeste. Escolhi A Fistful of Dolars, do genial Ennio Morricone.
David Fonseca – Superstars
Na pesquisa dessa matéria conheci o trabalho do português David Fonseca. Vale a pena visitar o site do artista. Pena ele não compor na língua pátria.
John Lennon – Jealous Guy
O assobio na música é bem modesto, mas como ignorar uma canção de John Lennon?
Andrew Bird – “Oh No”
Andrew Bird, cantor, compositor e instrumentista americano, sempre inclui assobios nas músicas. Outro nome que conheci na pesquisa para essa postagem.
Malcom Arnold – The Bridge on the River kwai
The Bridge on the River Kwai, ganhou sete Óscares em 1958, entre eles o de melhor trilha sonora, criada pelo maestro Malcom Arnold.
Peter Gabriel – Game Without Frontiers
O fundador da banda Gênesis, fez enorme sucesso e causou muita polêmica em 1980 com a canção Game Without Frontiers. O assobio na música é discreto.
Roy Orbison – Here Comes the Rain
Muito conhecido no Brasil com Pretty Woman, tema de uma linda mulher, Roy Orbison ficou famoso por suas baladas que falam de amores perdidos.
Peter, Bjorn e John – Young Folks
A banda sueca usou e abusou dos assobios no primeiro sucesso da carreira.