10 Mentiras Super Criativas

1º de abril é o dia mundial da mentira, e com certeza você terá que suportar aquelas pegadinhas idiotas dos colegas de trabalho. Mentir  é uma necessidade humana, já que em algumas situações dizer a verdade significa cometer suicídio. Quem discorda disso, diga a uma mulher que ela engordou ou que ficou ridícula no vestido novo.

Algumas mentiras foram tão bem elaboradas ou partiram de fontes tão confiáveis que enganaram milhares de pessoas. Em homenagem a todos os mentirosos do Brasil, segue uma lista dessas armações criativas e engraçadas. Quem nunca mentiu, que atire a primeira pedra!

10 - Olha a bomba!

bombaba7

No dia primeiro de abril de 1915, em meio a 1ª Guerra mundial, um aviador francês sobrevoou um acampamento alemão e soltou algo que parecia ser uma enorme bomba. Os soldados alemães imediatamente saíram correndo do local. Após muito tempo sem nada acontecer, um alemão mais corajoso rastejou até a suposta bomba e descobriu que se tratava de uma bola de futebol com a frase: “ Mentira”

9 - Cachorros pintados de branco

cachorros

Em 1965, o  “Politiken”, um jornal de Copenhague, informou que o parlamento dinamarquês havia aprovado uma lei, exigindo que todos os cachorros fossem pintados de branco. O objetivo do estranho decreto era aumentar a segurança nas rodovias, permitindo que os cães fossem vistos com mais facilidade à noite.

8 - A máquina de alimentos

Thomas_Edison

A fama do inventor Thomas Edison era tão grande, que os americanos acreditavam não haver limites para sua genialidade. Quando em 1878 a revista “New York Graphics” anunciou que Edison inventara uma máquina capaz de transformar o solo em cereais e água em vinho, resolvendo o problema da fome mundial, quase ninguém duvidou. Os jornais de todo o país, publicaram a notícia da maravilhosa invenção, todos com grandes elogios ao inventor da lâmpada elétrica.

7 - A desmontagem da Torre Eiffel

torre

Em 1986 o jornal  “Parisien” chocou os franceses com a notícia que a Torre Eiffel seria desmontada e reconstruída no parque temático da Euro-Disney. No espaço da torre, um estádio seria construído para as Olimpíadas de 1992.

6 - A tumba de Sócrates

Em 1995, o Ministério da Cultura Grego anunciou que durante a escavação para o sistema de metro de Atenas, os arqueólogos tinham descoberto o que eles acreditavam ser o túmulo de Sócrates, perto da base da Acrópole.  Um vaso contendo vestígios de cicuta (veneno usado para matar Sócrates) e um pedaço de couro datando de entre 400 e 390 AC, foram encontrados na tumba.  A agência de notícias “Agence France-Presse” imediatamente emitiu um comunicado sobre a história. O que ela não sabia, era que o Ministério Grego estava brincando, forçando a agência de notícias a emitir uma embaraçosa retratação algumas horas mais tarde.

5 - O mundo vai acabar amanhã

fim-do-mundo01

Em 31 de março de 1940, o “Instituto Franklin” emitiu um comunicado afirmando que o mundo acabaria na manhã seguinte. Estações de rádio espalharam a notícia causando pânico na população. As autoridades foram inundadas de telefonemas frenéticos. A calma só voltou quando William Castellini, confessou ter inventado a história, ele pretendia usá-la numa palestra para divulgar o 1° de abril intitulada: “ Como será o fim do mundo”. Logo depois, o brincalhão foi demitido do Instituto.

4 - Televisão que transmite cheiros

Em 1965, a “BBC” entrevistou um professor, que afirmava ter criado uma tecnologia fantástica, que possibilitava aos expectadores, sentirem cheiros através da televisão. Para comprovar cortou cebolas e preparou café no estúdio. Muitas pessoas atestaram o êxito da experiência, o que só pode ser atribuído ao poder da sugestão. Talvez futuramente essa mentira se transforme em realidade.

3 - A fada mumificada

No final de março de 1997, as fotos de uma criatura parecida com uma fada mumificada foram postadas no site do “Líbano Magik Circle Co”; junto com a explicação de que a criatura havia sido encontrada por um homem enquanto passeava com seu cão, por uma antiga estrada romana de Derby Shire. A notícia se espalhou rapidamente pela internet e o referido site recebeu milhares de visitantes e e-mails. Mas no final do 1° de abril, Dan Baines, o proprietário do site, confessou que a fada era uma farsa.  Ele usou suas habilidades artísticas para criar a criatura. Baines relatou mais tarde que, mesmo após sua confissão, ele continuou a receber inúmeros e-mails de pessoas que se recusaram a aceitar que a fada não era real.

2 - Pinguins voadores

Uma equipe de reportagem da “BBC”, durante as filmagens de um documentário chamado: “Milagres da Evolução”, afirmou ter filmado pinguins voando, perto da Antártida. O apresentador Terry Jones explicou, que os tais pinguins voadores fugiam do inverno rigoroso do pólo sul e chegariam às florestas tropicais da América do Sul, onde passariam o inverno “sob o sol tropical”. Para dar crédito à mentira um elaborado vídeo foi montado. Isso aconteceu em 2008.

1- Plantação de espaguete

O famoso programa“BBC Panorama” anunciou em 1957, que graças a um inverno ameno e a eliminação da temida “praga do espaguete” os fazendeiros suíços tiveram uma excelente colheita de espaguetes. Foram vinculadas imagens de supostos fazendeiros colhendo espaguetes de uma milagrosa planta. A ‘BBC” recebeu inúmeros chamados de pessoas perguntando como poderiam cultivar a “árvore do espaguete”. Todos receberam uma bem humorada resposta: “Coloque um raminho de espaguete numa lata de molho de tomate e torça pelo melhor”

Se você conhece uma mentira bem elaborada e engraçada, nos conte nos comentários, só não vale discurso de político brasileiro!

FONTE:

MUSEUM OF HOAXES – Com uma ajudinha do Google Translator

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Conheça os Campeões do Mundo

O futebol é o esporte mais popular do planeta. Em toda cidade, em qualquer vilarejo do mundo, até mesmo nas mais remotas aldeias, existe um campo de futebol.

Como estamos nas vésperas de mais uma Copa do Mundo, a maior competição do futebol, convém recordar quais países já levantaram o troféu.

França - (1998)

Os franceses ganharam uma única Copa: a realizada em seu país em 1998. Tinham um time mediano, comandado por Zidane, um jogador genial. Na final enfrentaram o Brasil, que antes de entrar em campo, passara por uma experiência no mínimo exótica: uma crise de convulsões de Ronaldinho, nosso principal jogador. Em 2006, a geração de Zidane voltou a disputar uma final, mas foi derrotada pela Itália.

Inglaterra - (1966)

Os ingleses inventaram o futebol, mas esqueceram de aperfeicoá-lo. Tanto é que ganharam sua única Copa em 1966, jogando em casa, mas mesmo assim, beneficiados por uma arbitragem polêmica, que validou um gol sem a bola ter entrado na meta. Costumam chegar na competição como  favoritos, porém,  ficam sempre pelo meio do caminho.

Uruguai - (1930 – 1950)

Em 1930, ano que foi realizada a primeira Copa do mundo, os uruguaios já eram campeões olímpicos e jogavam o melhor futebol do mundo, jogando em casa foi fácil ganhar o título. Já em 1950, realizaram uma das maiores proezas da história do futebol: derrotaram o Brasil, na final, em pleno Maracanã lotado por 200.000 pessoas. Depois, o futebol uruguaio foi perdendo força, mas vem se reabilitando nos últimos anos.

Argentina - (1978-1986)

Nossos maiores rivais ganharam duas Copas de maneira contestada até hoje; em 1978 jogando em casa, foram beneficiados pelo regulamento: após uma suspeita goleada sobre o Peru ( o goleiro peruano era um argentino naturalizado), foram para a final eliminando o Brasil pelo saldo de gols. Em 1986 apesar de contarem com o segundo maior jogador da história, Maradona, só conseguiram eliminar a Inglaterra com um gol de mão de Dom Diego. Chegaram também na final de 1990, mas foram derrotados pela Alemanha.

Alemanha - (1954-1974-1990)

Por duas vezes os alemães entraram na final de uma Copa como meros coadjuvantes e saíram como campeões: em 1954, o mundo só tinha olhos para a fantástica seleção húngara de Puskas e Cia e em 1974, o carrossel holandês encantava os amantes do bom futebol, mas em ambas as finais quem levantou a taça foi o eficiente futebol germânico. O terceiro título veio em 1990, na Itália, dessa vez os alemães eram os favoritos e não decepcionaram as previsões.

Itália - (1934-1938-1982-2006)

Quando ganhou as suas duas primeiras Copas do Mundo, em 1934 e1938, a Itália tinha o mais estruturado futebol do planeta e os títulos foram uma consequência natural.

Após a Segunda Guerra, o país só voltou a participar de uma final em 1970, quando foram massacrados pelo Brasil. O terceiro caneco veio em 1982, na Espanha, chegaram nesse mundial desacreditados, mas eliminaram os principais adversários, entre eles a maravilhosa seleção brasileira de Zico, Sócrates e Falcão e se sagraram campeões do mundo, o tetracampeonato foi conquistado na última Copa.

 

Brasil - (1958-1962-1970-1994-2002)

Em 1958, o mundo conheceu os dois maiores jogadores que o futebol brasileiro já produziu: Pelé e Garrincha. Com eles ganhamos nossa primeira Copa genialmente. No Chile em 1962, Pelé sofreu uma grave lesão e foi substituído por um reserva à altura: Amarildo. Com ele e Garrincha levantamos o bicampeonato.

A seleção campeã de 1970 no México é apontada como o maior time de futebol já formado. Contava com Pelé no auge da forma e com outros três gênios da bola: Gérson, Rivelino e Tostão, além do artilheiro Jairzinho.

A quarta taça, só veio após um longo e angustiante jejum de  24 anos. Sob o comando de Parreira e com o infernal Romário no ataque, jogamos um futebol de resultados, sem muito brilho, porém eficiente. O penta viria em 2002, numa Copa sediada em dois países: Japão e Coréia do Sul. Nessa Copa o mundo presenciou a fantástica recuperação de Ronaldo, o Fenômeno, que havia sofrido uma lesão terrível e dado por muitos como acabado para o futebol.

Como se pode notar, a hegemonia do futebol, sempre esteve ora nas mãos de europeus, ora nas dos sul-americanos, por esta razão nesse ano, se não der Brasil, eu torço por uma seleção africana. E você? Deixe sua opinião nos comentários.

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Seis “ofertas imperdíveis” da Internet

O número de brasileiros com acesso à internet, cresce a cada dia, o que, com certeza é muito bom. O problema é que a quantidade de trapaceiros, resolvidos a tirar vantagem dos incautos é assustadora. Esses vigaristas virtuais costumam explorar  os problemas de saúde e desemprego das pessoas, mas também é verdade que muitas caem nesses golpes, por culpa da própria ganância e desejo de lucro fácil. Para quem já é veterano na grande rede, essa postagem terá valor apenas como curiosidade, mas se você é marinheiro de primeira viagem, leia com atenção e fique alerta quando se deparar com essas ofertas na internet, ou quando receber alguma delas no seu e-mail.

1 - Esquema piramidal

investimento

É apresentado como uma maneira de ganhar  muito dinheiro com pouco esforço e mínimo investimento por parte da vítima. Para entrar no esquema a pessoa precisa entrar com uma quantia em dinheiro e conseguir outros otários participantes, com a promessa de atingir o topo da pirâmide em pouco tempo e receber uma fortuna. Só quem lucra nessa armação é a pessoa ou o grupo que iniciou a pirâmide, o resto nunca mais verá a cor do dinheiro.

2 - Saúde e dietas

diaet

Aparecem aos montes na internet ofertas de pílulas que ajudam na perda de peso sem exercícios nem dieta, curas para impotência masculina e remédios para combater a queda de cabelo. Além disso existem ofertas de dietas de todos os tipos e tratamentos exóticos para todos os males imagináveis. Às vezes, essas ofertas são acompanhadas de depoimentos de supostos cúmplices consumidores satisfeitos com o produto e também são comuns expressões como: “avanço científico”, “fórmula secreta” e “ingrediente milenar”. Nesse tipo de golpe , a pessoa perderá além do dinheiro, a  saúde.

3 - Trabalho em casa

trabalho-em-casa

É claro que é possível trabalhar em casa. O desenvolvimento tecnológico e a própria internet facilitaram essa atividade. Mas não se engane: é preciso estar preparado para trabalhar no conforto do lar, não acredite em métodos revolucionários, não vá atrás de promessas sonoras. Geralmente essas pessoas querem, é vender algum produto fajuto, algumas apostila sem nenhum valor e depois de conseguirem isso, nunca mais voltarão a falar com você.

4 - Oportunidade de investimento

investimento2

Nesse tipo de falcatrua, é normal oferecer grandes lucros com pouco ou nenhum risco. Um golpe comum é a aplicação em contas bancárias no exterior, outra é a promessa de investimento em ações na bolsa de valores. Os investidores são seduzidos por garantias de que, os que cuidarão do dinheiro tem contatos quentíssimos no mundo financeiro e possuem informações confidenciais. Até mesmo pessoas experientes caem nesse golpe, por isso toda cautela é pouca.

5 - Reabilitação do poder de compra

serasa1

Esse tipo de golpe promete eliminar informações negativas nos registros de instituições financeiras. Geralmente as pessoas recorrem a esse tipo de serviço quando precisam de financiamentos ou para conseguir um emprego. Meu conselho é: não caia nessa; negocie a sua dívida diretamente com o credor ou procure ajuda no Procon, caso contrário o risco de perder dinheiro e continuar com o nome sujo é grande.

6 - Super promoção de viagem

viagem

Quase sempre a oferta chega por e-mail, a mensagem felicita a pessoa por ter ganhado um desconto excepcional num pacote de viagens, dizendo que foi feito um processo de seleção muito rigoroso. O que eles não dizem é que a mesma mensagem foi enviada para milhões de pessoas, Quem cai nessa conversa, quando não perde todo o dinheiro, geralmente recebe um serviço de qualidade muito inferior à combinada.

Conclusão:

É preciso usar do bom senso, procurar sempre se informar a respeito de produtos e serviços vendidos na internet, dar preferência à empresas com tradição no mercado e seguir à risca a seguinte dica:

Se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é mentira.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Uma seleção dos craques estrangeiros que jogaram no Brasil

Como seria uma seleção feita só de craques estrangeiros que jogaram no Brasil. Seja qual for a formação escolhida, de uma coisa eu tenho certeza, seria uma verdadeira máquina de jogar futebol.

A minha formação segue aí abaixo, se desejar, deixe a sua sugestão nos comentários.

Goleiro – Fillol

fillol

Considerado um dos maiores goleiros da Argentina, jogou no Flamengo e foi campeão do mundo, levantando a Copa realizada em seu país ( com uma ajudinha do Peru ).

 

Lateral Direito – Arce

O lateral Arce, ídolo do Grêmio e Palmeiras, ganhou duas libertadores pelos clubes brasileiros e disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2002. além das Olímpiadas de 1992. Arce agora, é técnico em seu país.

Lateral Esquerdo – Sórin

SórinAdeus

O lateral artilheiro, que marcou época no Cruzeiro.

 

Zagueiro Central – Figueroa

Dom Elias Figueroa, o melhor zagueiro central da história, autor do antológico gol iluminado, na final do Brasileirão de 1975. O zagueiro chileno é até hoje idolatrado pelos  torcedores colorados.

Quarto Zagueiro – Gamarra

gamarra

A lealdade e a precisão do paraguaio Gamarra, estiveram a serviço de Internacional, Corinthians e  Flamengo. Com ele na zaga, a seleção paraguaia, atingiu um nível,  nunca antes visto na sua história.

Primeiro Volante – Guiñazú

fotoprincipal

O rei do desarme colorado, é o carregador de piano dessa seleção.

Segundo Volante – Rincón

rincon

A elegância e a categoria do colombiano, que fez sucesso no Brasil, jogando por Palmeiras e Corinthians. Neste último foi campeão mundial interclubes (mas o timão nunca ganhou uma Libertadores).

Meia Direita – Petkovic

Um craque, que bem que podia ser brasileiro. Líder do Flamengo, campeão brasileiro de 2009, também ganhou o Carioca de 2001, com um gol de falta inesquecível.

Meia Esquerda – Pedro Rocha

Pelé considerava o uruguaio, como um dos melhores jogadores do mundo. É preciso falar mais? Pedro Rocha jogou no São Paulo, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 1977. Antes , no Peñarol, já havia sido campeão uruguaio, da Libertadores e do Mundial Interclubes.

Atacante – Tévez

tevez

Mesmo passando rapidamente pelo Corinthians, o argentino encantou os brasileiros com seu futebol.

 

Atacante – Doval

doval

Um centroavante que conciliava a raça com uma técnica apurada. Jogou no Flamengo e Fluminense.

Muitos nomes com certeza ficaram de fora, entre eles, os dos zagueiros: Ramos Delgado, Dário Pereira e Hugo de Léon; mas você pode deixar sua sugestão, logo abaixo nos comentários.

Fonte: Wikipédia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crie um herói e seja um escritor de sucesso

Qual o segredo de uma história de sucesso? Por que algumas histórias se imortalizam na cultura de um povo? Para responder a essas perguntas o estudioso norte americano, Joseph Campbell, coletou milhares de histórias das mais diversas culturas,  desde mitos e lendas dos povos primitivos até roteiros de cinema.

Campbell chegou a conclusão, que todas as histórias possuem uma estrutura comum e que o primeiro fator dessa estrutura é a presença de um herói, um personagem central da trama. A partir daí, ele identificou doze etapas, para se construir uma história, esse modelo foi batizado de “ A Jornada do Herói” e foi publicado no livro: O Herói de Mil Faces.

Esse modelo é muito usado por roteiristas de cinema e escritores, na criação de suas histórias.

1 -  Mundo Comum

O herói é apresentado na sua rotina. Por exemplo, no primeiro filme da trilogia do Homem Aranha, Peter Parker é um estudante inteligente, um pouco desajeitado e tímido; ele nos é apresentado no seu cotidiano: na escola e em casa com os tios.

2 - Chamado à aventura

lukeAlgo fora do normal acontece, o herói é chamado à ação.Exemplo: em Guerra nas Estrelas IV, Uma Nova Esperança, Luke Skywalker é um simples fazendeiro em Tatooine, até que intercepta um chamado de socorro da princesa Léia, aprisionada pelo vilão Darth Vader.

3 - Recusa ao chamado

O herói tenta fugir da sua responsabilidade, quer deixar as coisas como estão. Quem não se lembra da cena em que Peter Parker deixa um ladrão escapar e depois afirma que aquilo não era problema seu?

4 - Encontro com o mentor

Quando o herói encontra um mestre, alguém mais experiente que o orienta, ou quando se depara com uma situação metafórica, que o impele a agir. Exemplos não faltam: Luke encontra Obi Wan Kenobi, Daniel encontra o senhor Miagui e por aí vai.

karate

5 - Travessia do limiar

O herói, por vontade própria ou forçado, sai da rotina e entra em situações especiais. Como exemplo: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, é quando Harry sai da casa dos tios e vai para a escola de magia.

6 - Teste, aliados e inimigos

É a etapa onde ocorre a maior parte da história, o herói passará por testes, encontrará aliados e enfrentará inimigos.

7 – Aproximação do objetivo

O clímax da história se aproxima, a tensão aumenta, tudo se torna incerto.

8 – Provação Suprema

spiderman

É quando o herói enfrenta o seu maior inimigo, quanto maior o risco, melhor a história. O herói, às vezes, se vê cara a cara com a própria morte. Exemplos não faltam: Luke na luta final com Darth Vader e o imperador, Homem Aranha enfrentando o Duende Verde, Daniel Sam na final do torneio de karatê …

9 – Conquista da recompensa

Vencida a prova final, o herói ganha a recompensa, é o final da crise.

10 – Caminho de volta

O herói volta ao seu cotidiano; a aventura terminou e a vida precisa voltar à normalidade. Geralmente é a etapa mais curta da história.

11 – Depuração

O herói pode ainda enfrentar um desafio que ficou aberto na história. Um bom exemplo está em Superman II: após derrotar o General Zod, Clark Kent volta a um bar e dá uma lição no valentão que o humilhara quando estava sem poderes.

Christopher_margot1

12 – Retorno Transformado

A história termina, o herói está de novo no seu mundo comum, contudo já não é mais o mesmo. Se a história for boa é aqui que ficaremos com aquele gostinho de “ quero mais”.

Agora é só sentar na frente do computador e escrever um best-seller!

Fonte:

Como escrever um livro – Sônia Belloto – Editora Record

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Machado de Assis – O mestre multimídia

Há quem deteste  adaptações de livros para o  cinema ou televisão. O motivo geralmente apresentado é a pouca fidelidade dessas releituras à obra original.

O nosso maior escritor: Machado de Assis, já teve grande parte da sua obra, adaptada para as telas e palcos, quase sempre com pouco sucesso. Recriar o universo machadiano de ambiguidade, ceticismo, fatalismo, de sugestões implícitas, não é tarefa fácil, é trabalho para titãs.

Mesmo com todas as dificuldades, são inúmeras as adaptações de Machado de Assis, conheça algumas:

Televisão

capitu1

  • Novela: Helena -  Adaptação de Gilberto Braga Direção e direção de Herval Rossano, realizada em 1975.
  • Mini-série: O Alienista - Produção: TV Globo, 1993. Elenco: Marco Nanini, Giulia Gam, Milton Gonçalves, Cláudio Correa e Castro, Antônio Calloni, Marisa Orth, Sérgio Mamberti, e Luís Fernando Guimarães.
  • Mini-série: Trio em Lá Menor - Produção: Wolf Maia, 1999, adaptação de Geraldo Carneiro e direção de Luciano Sabino
  • Novela: Vila do Arco- novela de Sérgio Jockyman baseada no conto O Alienista, direção de Luiz Gallon.
  • Mini-série: Unidos do Livramento - A minissérie reúne quatro contos clássicos de Machado de Assis entrelaçados por um personagem em comum: Damião, que originalmente só faz parte de O Caso da Vara, mas na adaptação de Renata Pallottini passa a ser o personagem principal de todas as histórias: Uns Braços, A Missa do Galo e A Cartomante; que tão bem expressam a ironia e a descrição das sutilezas humanas narradas por Assis.
  • Mini-série: Capitu – Baseada no romance Dom Casmurro,  escrita por Euclydes Marinho, colaboração de Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik, texto final e direção geral de Luiz Fernando Carvalho. Uma obra de arte, digna de Machado de Assis, na minha opinião a melhor adaptação de uma obra machadiana. Vale a pena transcrever o depoimento do diretor, Luiz Fernando Carvalho:

"Na minha maneira de ver, a obrigatoriedade de ler Machado de Assis torna sua literatura oficial e sisuda. Quero desconstruir essa imagem. A literatura dele é muito mais que isso. Com Capitu, estamos lutando contra o preconceito de que Machado é chato e antigo. Ele é atual e moderno. Os jovens precisam entender Machado como um grande criador, interativo, imagético, emocional, irônico, melancólico e atemporal"

Cinema

dom-poster02

  • Capitu (1968)
    Direção, roteiro e produção: Paulo César Saraceni.
    Baseado no romance Dom Casmurro.
    Adaptação: Lygia Fagundes Telles, Paulo Emílio Salles Gomes e Paulo César Saraceni.
  • Viagem ao fim do mundo (1968).
    Direção, roteiro e produção: Fernando Cony Campos.
    Baseado nos capítulos O Delírio e O Sermão do Livro do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • Asilo muito louco (1971).
    Direção roteiro: Nelson Pereira dos Santos.
    Baseado no conto O Alienista.
  • A Causa secreta (1972)
    Direção e adaptação: José Américo Ribeiro.
    Baseado no conto homônimo, em Várias Histórias.
  • A Cartomante (1974)
    Direção e roteiro: Marco Farias
    Baseado no conto homônimo, em Várias Histórias.
    Adaptação: Marco Farias, Salim Miguel, Eglê Malheiros.
  •  Um Homem célebre (1974)
    Direção: Miguel Faria Junior.
    Baseado no conto homônimo, em Várias Histórias.
    Adaptação: Miguel Faria Junior e Jorge Laclette.
  • Confissões de uma Viúva Moça (1975)
    Direção e roteiro: Adnor Pitanga
    Baseado no conto homônimo, em Contos Fluminenses.
  • Que estranha forma de amar (1978).
    Direção e roteiro: Geraldo Vietri.
    Baseado no romance Iaiá Garcia.
  • Missa do Galo (1982)
    Direção e roteiro: Nelson Pereira dos Santos
    Baseado no conto homônimo, em Páginas Recolhidas..
  • A Cartomante (1984)
    Direção: Alexander Vancellote.
    Baseado no conto homônimo em Várias Histórias.
  • Brás Cubas (1985)
    Direção: Julio Bressane.
    Baseado no romance
    Memórias Póstumas de Brás Cubas.
    Adaptação: Antônio Medina e Julio Bressane.
  • Quincas Borba (1987)
    Direção, adaptação e produção: Roberto Santos.
  • Memórias póstumas (2001)
    Direção de André Klotzel.
    Adaptação: José Roberto Torero
    Baseado no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas.
  • Dom (2003), baseado no romance Dom Casmurro.
    Direção: Moacyr Góes.
  • A Cartomante (2004)
    Direção: Wagner de Assis e Pablo Uranga.
    Baseado no conto homônimo em Várias Histórias.

A obra de Machado de Assis é de domínio público, você pode baixá-la no site: Machado de Assis- Obra Completa, outro site interessante sobre o Bruxo do Cosme é: Machado de Assis.

Fontes:

Machado de Assis

Teledramaturgia

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os gênios da bola que não ganharam uma Copa do Mundo

Eles figuram em todas as listas dos melhores jogadores de todos os tempos. São ídolos dos clubes em que jogaram. Ganharam quase todos os títulos possíveis para um jogador. Fizeram fama e fortuna; mas, não conseguiram erguer uma Copa do Mundo .

Alguns ainda conseguiram participar de uma final, porém, ficaram com o vice-campeonato e outros apesar de toda a genialidade, não tiveram nem mesmo esse privilégio.

Na nossa época, em que a palavra “craque” é atribuída a qualquer moleque que faça uma ou duas boas jogadas, é bom relembrarmos um pouco desses  verdadeiros gênios do futebol.

Di Stéfano

distefano Alfredo di Stéfano Laulhé é para muitos o nome do maior jogador nascido em terras castelhanas , tendo mesmo quem o considere superior a Pelé ( velha mania argentina). Os cronistas o descrevem como um artista da bola, inteligente, habilidoso e veloz, mas acima de tudo, um artilheiro nato, um obcecado pelo gol. Fez  818 gols em 1115 jogos.

Começou no juvenis do River Plate e aos vinte anos já era titular da chamada “La Máquina”, jogou depois no Milionários de Bogotá e finalmente no Real Madrid, onde viveu seu auge como jogador. Na equipe espanhola, entre dezenas de títulos, foi cinco vezes campeão da Europa.

Defendeu as cores de três países. Por sua terra natal,  jogou pouco: seis partidas em 1947, ainda assim, marcou seis gols e foi campeão sul-americano daquele ano. Pela Colômbia jogou quatro vezes, sem marcar gols. Ambas as seleções não participaram das eliminatórias para as Copas de 1950 e 1954.

Na Fúria espanhola, jogou de 1957 a 1962. Apesar do favoritismo absoluto, a Espanha não conseguiu a classificação para a Copa de 1958, em 1962 chegou lesionado ao Chile, esperando poder jogar na segunda fase, mas a seleção espanhola foi eliminada prematuramente pelo Brasil. Di Stéfano nunca atuou em uma Copa do Mundo.

Puskas

Ferenc Puskas nasceu em Budapeste em 1927. Os historiadores do futebol dizem que ele foi um craque espetacular, líder da mitológica seleção húngara, que encantou o mundo na metade do século passado. Era driblador de extrema habilidade na perna canhota, apelidado de o “Canhota de Ouro”.

Puskas começou sua carreira no Kispest, que foi rebatizado pelo exército húngaro como Honved, onde foi campeão do seu país quatro vezes e artilheiro outras quatro. No Real Madrid foi campeão da Europa em três ocasiões, sendo duas vezes artilheiro do torneio e ganhou cinco títulos da Liga Espanhola.

Na seleção húngara Puskas foi campeão olímpico em 1952 e na Copa de 1954 ficou com o vice-campeonato, quando foram derrotados pela Alemanha, numa das maiores surpresas do futebol mundial. Naturalizado espanhol disputou a Copa de 1962, mas não passou da primeira fase. Puskas faleceu em 2006

“Quando olho para trás, vejo que ao longo de minha vida uma única linha se desenvolveu - apenas o futebol. Foi uma linha simples, direta, sem ambições conflitantes. Desde aquele momento na minha infância quando ouvi o misterioso clamor da multidão no estádio Kispest, a apenas alguns metros de distância da janela da nossa cozinha, acho que já estava predestinado”. Ferenc Puskas

Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira, nasceu em Moçambique, na época colônia portuguesa, em 1942. Ficou conhecido no futebol como o “Pantera Negra” e era um goleador espetacular, dono de uma velocidade incrível e um chute fortíssimo.

Foi no Benfica de Lisboa que Eusébio ganhou fama internacional no futebol, levando o clube português ao bicampeonato europeu em 1961-1962 e outras três vezes ao vice-campeonato do torneio. A carreira de Eusébio foi marcada por lesões, tendo sofrido seis operações no joelho esquerdo e uma no direito. Marcou 733 gols em 745 jogos oficiais e foi eleito o terceiro jogador do século, atrás de Pelé e Maradona.

Na seleção portuguesa, conduziu a equipe na histórica campanha de 1966, conseguindo para Portugal o terceiro lugar na competição. Nessa Copa,  Eusébio marcou nove gols, o que lhe garantiu a artilharia do mundial da Inglaterra. Foi a única Copa que o “Pantera Negra” disputou.

Cruijff

johan-cryuff-1974-world-cup-argentina

Johan Cruijff é apontado por muitos especialistas, como o único a ombrear com Pelé em talento, como jogador de futebol. Habilidoso, veloz e inteligente, tinha a capacidade de colocar o seu talento a serviço do conjunto, inaugurando o “futebol total”, ou seja, um esquema de jogo onde os atacantes também marcavam e defendiam. Essa maneira de jogar foi levada à perfeição pela seleção holandesa na Copa Da Alemanha em 1974.

No Ajax, Cruijff ganhou o tricampeonato da Copa dos Campeões, sendo duas vezes eleito o melhor jogador europeu. Contratado pelo Barcelona, na negociação mais cara da época, levou o time catalão ao título espanhol, depois de um jejum de 14 anos. No Barcelona foi eleito pela terceira vez, o melhor jogador europeu.

Na Copa de 1974, a Holanda surpreendeu o mundo, com a sua maneira de jogar, que ficou conhecida como o “Carrossel Holandês”. Um  a um os adversários da Laranja Mecânica caíam, entre eles : Uruguai ( 2x0), Argentina (4x0) e nas semi-finais o Brasil, que sucumbiu por 2x0, numa atuação magistral de Cruijff.

Na final daquele mundial a Alemanha, como acontecera em 1954, contrariou as expectativas de todos, vencendo a Holanda e erguendo o caneco.

Cruijff, negou-se a disputar a Copa da Argentina e depois de encerrar a carreira, tornou-se um técnico de destaque.

Platini

Michel Platini era um brilhante estrategista na armação do jogo, um meio campista clássico, cerebral, que com um toque deixava os atacantes na cara do gol. Também era um grande cobrador de faltas e um artilheiro nato.

Na França jogou no Nancy e no Saint-Étienne, neste último ganhou seu único título francês. Na Juventus da Itália, ganhou a Copa dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes e três títulos italianos . Atuando pela equipe de Turim, ganhou três vezes a Bola de Ouro, como o melhor jogador europeu.

Pela seleção francesa disputou três Copas do Mundo. Em 1978, na Argentina, o time foi eliminado logo na primeira fase; em 1982, a França ficou em quarto lugar, após a dramática semi-final com a Alemanha e em 1986, “os azuis” conseguiram o terceiro lugar, derrotando Itália e Brasil, mas caindo novamente para a Alemanha nas semi-finais. Platini foi campeão da Eurocopa de 1984.

Após uma carreira sem muito sucesso como técnico, Platini foi eleito presidente da UEFA em 2007.

Zico

maradona_zico_tn2

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi o maior jogador da história do Flamengo e para muitos, o sucessor de Pelé, na seleção brasileira. É o maior goleador que o Maracanã já teve com 333 gols em 435 jogos. Zico era dono de um futebol maravilhoso, feito de dribles, lançamentos e arrancadas espetaculares em direção do gol. Foi um dos maiores batedores de falta que o mundo já viu, tanto que na Itália, os jornalistas debatiam sobre como se poderia evitar os gols dele em cobrança de faltas. Zico foi o ídolo de toda uma geração brasileira.

No Flamengo, ganhou quatro campeonatos brasileiros, a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes, além de sete estaduais. Jogou também pela Udinese na Itália e pelo Kashima Antlers, do Japão.

Zico disputou três Copas do Mundo. Em 1978, sofreu uma lesão e despediu-se da competição contra a Polônia, na segunda fase de grupos, o Brasil ficaria com o terceiro lugar.

Em 1982, na Espanha, formou ao lado de Sócrates e Falcão, um espetacular meio campo da seleção canarinho, que embora sendo a favorita absoluta, caiu perante a Itália ou melhor perante Paolo Rossi, pesadelo da torcida brasileira, só exorcizado na final de 1994.

Em 1986, no México, disputaria sua última Copa. Em virtude de estar se recuperando de uma séria lesão, ficou na reserva, entrando em cinco partidas. No jogo contra a França, perdeu um pênalti e o Brasil foi eliminado pelos franceses.

Zico, é agora técnico.

Fontes:

Wikipédia

Museu dos Esportes

Zico na Rede

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

De volta à torre de Babel

Segundo a Bíblia, houve um tempo em que a humanidade falava uma única língua. Os homens então, resolveram construir uma torre, que de tão alta, alcançaria o céu. A idéia não agradou nem um pouco a Deus, que para frustrar o projeto, confundiu a língua dos homens ( Babel significa confusão). A partir dali, portanto, as pessoas passaram a falar milhares de línguas e a se agruparem conforme seu novo idioma.

Nos tempos modernos surgiram várias tentativas de rivalizar com Deus na criação de idiomas. São as chamadas línguas artificiais.

Algumas foram criadas por estudiosos para se tornarem uma língua franca, um idioma simples que pudesse ser aprendido com facilidade; outras foram inventadas por escritores para fazer parte de seu mundo ficcional e também há as criadas para ser a língua de alienígenas em filmes e seriados de ficção científica.

Nesta postagem, vamos conhecer algumas dessas línguas artificiais, mas com ênfase nas chamadas línguas artísticas ( aquelas criadas para uma obra de ficção) . Caso queiram mencionar outras, podem fazer nos comentários.

Língua Klingon

Alfabeto_klinzhai_del_klingon

Língua criada pelo filólogo Marc Okrand, para ser o idioma dos klingons, povo alienígena de “Jornada nas Estrelas”. Muitos a consideram a língua artificial com o maior número de falantes da atualidade, superando o esperanto. Pode não ser verdade, mas mesmo assim, sua popularidade impressiona.

O “Dicionário Klingon”, escrito pelo criador da língua, já vendeu milhares de exemplares e foi editado em vários países, entre eles o Brasil. Os estudiosos do klingon, já promoveram a tradução de duas obras de Shakespeare: “Hamlet” e “Muito Barulho por Nada” e atualmente desenvolvem o projeto de tradução da Bíblia.

"Quando criei a língua klingon, pensava: "Os klingons não são seres humanos", portanto sua língua tinha que ser o menos humana possível, mas não a ponto de não poder ser pronunciada pelos atores. Não há som em klingon que não exista em alguma língua humana. Mas o agrupamento dos sons é único, os sons não aparecem todos em uma mesma fonte”. Marc Okrand

Site oficial:  Instituto da Língua Klingon

                   Google em Klingon

Newspeak

Língua criada por George Orwell, para o seu livro “1984”. Neste livro o newspeak é descrito como a única língua, cujo vocabulário fica menor a cada ano.

No livro, o newspeak( em português: novilingua)  era o idioma oficial do megabloco da Oceania. O objetivo da implantação do novo idioma era reduzir o vocabulário ao extremo, diminuindo assim a capacidade de pensar, tornando os cidadãos mais vulneráveis às ideias do partido. No final da edição original há um apêndice intitulado: Os princípios da Novilíngua.

Veja algumas palavras da novilingua, com seus significados:

  • Crimidéia: agir contra o Partido.
  • Duplipensar: capacidade de guardar na cabeça, duas ideias contraditórias e aceitar ambas.
  • Imbom: elimina a palavra mau.
  • Plusbom: palavra típica para eliminar diversos adjetivos como ótimo, perfeito, etc.
  • Facecrime: rosto com expressão imprópria.

Sindarin

andriesa

É a língua dos elfos na obra: “ O Senhor dos Anéis” de J.R.R Tolkien. Dentro da ficção, o Sindarin era escrito com o alfabeto Cirth antes do retorno dos Noldor à Terra-média, mas após isto era escrito em Tengwar.

No mundo real a língua é geralmente escrita com o alfabeto latino, representando a transcrição do "Tengwar original" ou "Cirth original". Alguns entusiastas tolkienianos escrevem em Cirth ou Tengwar, usando fontes especializadas, mas a maior parte das composições atuais em Sindarin são escritas com o alfabeto latino.

Para criar o Sindarin, Tolkien usou como base a sonoridade e parte da gramática do gaulês. Os estudiosos do idioma também identificaram influências do nórdico antigo e do gótico.

Veja o que está escrito na gravura em: www.elvish.org

Atlanteano

atlantis

Língua criada por Marc Okrand ( mesmo idealizador do klingon), para o filme Atlantis da Disney. O atlanteano foi projetado para evocar uma língua-mãe universal. A maioria de suas palavras parecem ter se baseado no proto-indo-europeu, embora oficialmente tenha sido dito que contém palavras hebraicas e chinesas.

Assim como o grego arcaico, o atlanteano é escrito, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, alternadamente.

Mangani

O Mangani é a língua usada pela espécie de grandes macacos (também chamados mangani) entre os quais Tarzan se criou e dos quais veio a ser o líder, nas novelas de Edgard Rice Burroughs a partir de Tarzan dos Macacos de 1912. Ao contrário do que pressupõem a maioria dos filmes sobre Tarzan (inclusive o desenho da Disney), na obra de Burroughs os macacos que criaram Tarzan não eram gorilas, mas uma espécie de antropóide ereto que come carne, desconhecida da ciência e mais próxima do Homo sapiens. Assemelham-se bastante aos extintos Australopithecus, embora Burroughs tenha escrito a maior parte das novelas da série antes da descoberta desses fósseis.

Algumas palavras em mangani:

  • Tarzan: pele-branca
  • mangani: grandes macacos
  • tarmangani: grandes macacos brancos, ou seja, os humanos europeus
  • bolgani: gorila
  • nala: para cima
  • tand-nala: para baixo
  • Kreegah bundolo: Cuidado, (eu) mato! - geralmente transcrito nas edições em português como Krig-ha Bandolo!

Kelen

Idioma criado por Sylvia Sotomayor, na tentativa de se criar uma verdadeira língua alienígena. Para isso ela não usa verbos em sua criação linguistíca, o que torna kelen, totalmente diferente das línguas humanas, já que todos os idiomas que existem ou existiram na Terra possuem verbos.

Teonaht

Criada por Sally Caves (pseudônimo de Sarah Higley)

Falada no mundo ficcional de Teonim. É uma língua extremamente elaborada, considerada por muitos como uma das mais belas línguas artísticas criadas desde J. R. R. Tolkien.

Site oficial

Utopiano

Língua criada para a obra Utopia de Thomas Morus. É encontrada em um adendo à Utopia de Thomas Morus e foi criada pelo jovem poeta Peter Gilles, que além de ter sido um amigo de Morus na vida real, também é personagem da obra.

O único texto em utopiano é uma quadra escrita por Peter Giles no seu adendo a Utopia.

Na’ vi

avatar-filme333

Língua criada por Paul Frommer para o filme "Avatar", de James Cameron. Frommer trabalhou durante 4 anos para desenvolver uma língua, que apresentasse características estranhas o suficiente para parecer alienígena, mas que pudesse ser falada por seres humanos.

Exemplo: Kaltxì. Ngaru lu fpom srak? = Olá. Como vai você?

Se desejar aprender na’vi, visite: Learnavi

Loxian

Língua criada por Roma Ryan, especificamente para músicas da cantora e compositora Enya, do seu CD Amarantine, adaptada ao seu tom de voz, afinação e temática.

Fontes:

Orbis Pictus

Wikipédia

Conlang

Duplipensar

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS